Senador classifica imposto seletivo sobre refrigerantes como coerção ao consumidor ao passo que indicações no Pará reforçam a prevenção à obesidade infantil
- 47 manifestações em 10/06/2026, com PSD concentrando 55% do volume, PA respondendo por 57% e proposição como canal predominante (62%).
- Imposto seletivo sob ataque na pauta tributária: o senador Jorge Seif Junior (PL/SC) classificou o tributo como instrumento de coerção ao consumidor e questionou seu efeito sobre quem consome refrigerante; o deputado estadual Fabio Alex de Oliveira (NOVO/PR) protocolou na ALEP projeto para impedir que CBS, IBS e Imposto Seletivo integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná.
- Menções diretas à bebida e ao açúcar: além de Jorge Seif Junior, que cita o refrigerante ao contestar a tributação, o médico José Bento Souza associou o açúcar refinado a picos de glicose e inflamação em conteúdo sobre alimentação na menopausa, com impacto crítico para o setor.
- Incentivos fiscais em disputa na transição tributária: Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes (PT/MG) defendeu a continuidade das leis estaduais e municipais de incentivo à cultura e ao esporte diante da substituição de ICMS e ISS pelo IBS, enquanto José Antônio dos Santos Medeiros (PL/MT) propôs ampliar incentivos fiscais à pesquisa e inovação produtiva (PL 2967/2026).
- Requerimentos sobre o tarifaço comercial: o deputado federal Helio Fernando Barbosa Lopes (PL/RJ) protocolou os requerimentos RIC 1753/2026 e RIC 1755/2026, cobrando do Ministério da Fazenda e do Ministério das Relações Exteriores esclarecimentos sobre a iminência de um novo tarifaço de até 37,5% contra produtos brasileiros e o encerramento precoce do grupo de trabalho bilateral entre Brasil e Estados Unidos, com impacto alto para a competitividade da cadeia.
- Obesidade concentrou 26 das 47 manifestações: o deputado federal Raimundo José Pereira dos Santos (PSD/PA) apresentou indicações sugerindo o fortalecimento da estratégia PROTEJA de prevenção à obesidade infantil em municípios do Pará, replicando o pedido por dezenas de cidades.
- 2 manifestações de alto risco: Fabio Alex de Oliveira (NOVO/PR), na pauta da Reforma Tributária, e José Bento Souza, no debate sobre alimentação e açúcar, ambos com impacto crítico para o setor.
- 43 manifestações de aliados: destaque para Jorge Seif Junior contra o imposto seletivo e para a frente de prevenção à obesidade e segurança alimentar conduzida no Legislativo federal, além de articulações sobre abastecimento de água em estados do Nordeste e Norte.
As cores representam a classificação de cada manifestação; um mesmo stakeholder pode aparecer em mais de um tema.
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Jorge Seif Junior
Senador(a) · PL · SC · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O imposto seletivo (imposto do pecado) é a narrativa mais vergonhosa que o governo Lula criou para sobrecarregar ainda mais o cidadão brasileiro. 1. O Estado trata o cidadão como incapaz de fazer escolhas O governo parte do princípio de que o brasileiro não sabe decidir por si mesmo e, por isso, usa o imposto como instrumento de coerção. Quem fuma, bebe e gosta de refri, vai mesmo parar de consumir pelo imposto? Óbvio que não! 2. Imposto não educa, apenas encarece Se o problema é saúde pública, invista em educação, prevenção e informação. Imposto não conscientiza ninguém apenas pesa mais no bolso. 3. O impacto recai principalmente sobre os mais pobres Quem tem renda alta continua comprando. Quem ganha pouco sente mais. Quem tem $ continuará tomando seu vinho, fumando seu charuto e consumindo o que desejar. Quem será punido de verdade são as classes mais pobres, ou seja, o cidadão que já paga uma das maiores cargas tributárias do mundo. 4. Precedente perigoso Hoje é cigarro e álcool. Amanhã pode ser qualquer coisa que um governo considere inadequada. Se o Estado pode aumentar impostos porque não gosta do que você consome, qual será o próximo alvo? Carne? Açúcar? Sal? Café? Combustível? Ar-condicionado? 5. Contradição fiscal: Se a preocupação é a saúde, por que o governo não reduz impostos sobre medicamentos, exames, planos de saúde e alimentos saudáveis? Curiosamente, o que sempre aumenta é imposto. 6. Meio ambiente como justificativa genérica A parte ambiental é provavelmente o ponto mais vulnerável da narrativa governamental. Hoje o meio ambiente virou justificativa para praticamente qualquer aumento de tributo. Sem metas objetivas, sem indicadores claros e sem garantia de que o dinheiro arrecadado será investido em preservação. . . . O governo chama de ‘imposto seletivo’. Eu chamo de ladroagem. Só mais uma forma de colocar a mão no bolso do brasileiro. Dizem que é para proteger a saúde e o meio ambiente. Mas se a preocupação fosse realmente essa, estariam reduzindo impostos sobre medicamentos, exames e tratamentos e investindo em conscientização e educação. Na prática, o que vemos é o Estado tratando adultos como incapazes de tomar suas próprias decisões. Quem ganha muito continuará consumindo normalmente. Quem paga a conta é o trabalhador, que já convive com uma das maiores cargas tributárias do planeta. Educação conscientiza. Informação orienta. Imposto apenas arrecada. O Brasil não precisa de mais punição tributária. Precisa de mais liberdade e menos Estado.
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Fabio Alex de Oliveira
Deputado(a) Estadual · NOVO · PR · Perfil Prysmo ↗Alto risco›
O apoio do G7 e da OAB é fundamental para o debate sobre tributos. Protocolei na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) o Projeto de Lei nº 523/2026, que busca impedir que os novos tributos criados pela Reforma Tributária — a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo — integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná. Essa é uma preocupação compartilhada por quem produz, gera empregos e acompanha de perto a segurança jurídica. Seguimos juntos. Sistema FAEP, Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Fecomércio PR, Faciap, Fetranspar, Sistema Ocepar e OAB/PR. #tributos #icms #direitotributario #reformatributaria https://lnkd.in/dYVrCeqn
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes
Deputado(a) Federal · PT · MG · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Minha coluna no Jornal O TEMPO 📰 O Salão Verde da Câmara dos Deputados receberá nesta quarta-feira (10/6) representantes da cultura e do esporte vindos de todo o Brasil. No espaço nobre do Parlamento, eles lançarão um clamor pela continuidade das leis estaduais e municipais de incentivo a essas áreas sociais essenciais. Atualmente, legislações em vários estados e municípios permitem que empresas direcionem parte de tributos como ICMS (estadual) e ISS (municipal) para projetos culturais e esportivos. Com a reforma tributária, esses impostos serão gradualmente substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) até 2032, o que implica a extinção das leis vinculadas a eles. 🔗 Leia o artigo completo e compartilhe: https://t.co/GGNHHeOfuh
José Antônio dos Santos Medeiros
Deputado(a) Federal · PL · MT · Perfil Prysmo ↗Base de apoio›
Altera a Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005, para ampliar o acesso aos incentivos fiscais destinados à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, instituindo mecanismos de democratização da inovação produtiva nacional e fortalecimento da competitividade da economia brasileira.
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Igarapé-Açu, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Igarapé-Miri, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Inhangapi, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Ipixuna do Pará, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Irituia, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Itaituba, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Itupiranga, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Jacareacanga, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Jacundá, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Juruti, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Limoeiro do Ajuru, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Mãe do Rio, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Magalhães Barata, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Marabá, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Maracanã, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Marapanim, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Marituba, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Medicilândia, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Melgaço, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Mocajuba, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Moju, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Mojuí dos Campos, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Monte Alegre, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Nova Esperança do Piriá, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Muaná, no Estado do Pará.
Raimundo José Pereira dos Santos
Deputado(a) Federal · PSD · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Sugere a adoção de medidas para o fortalecimento das ações da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) no município de Nova Ipixuna, no Estado do Pará.
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Felipe Gabriel Duarte
Deputado(a) Estadual · AVANTE · BA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
União de trabalho e compromisso pelo povo de Guanambi! Estivemos na @embasaoficial para tratar sobre o abastecimento de água em diversas localidades da nossa cidade com o presidente @gildeone.almeida. O encontro dá sequência ao trabalho conjunto do nosso mandato com o governador @jeronimorodriguesba, que tem como prioridade garantir agua de qualidade para todo o sudoeste baiano. Juntos, seguiremos trabalhando pela nossa amada Guanambi!
Francisco Carlos Nogueira Nascimento
Deputado(a) Estadual · PT · SE · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Já são diversas implantações e ampliações de redes de abastecimento de água em Sergipe, beneficiando mais de 1.500 famílias. É um trabalho que transforma vidas, leva dignidade, saúde e desenvolvimento para quem mais precisa.
Viviane da Costa Reis
Vereador(a) · PSOL · Belém · PA · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Belém sente na pele os efeitos do calor cada vez mais intenso. Por isso, apresentei um projeto de lei para criar pontos públicos de hidratação em áreas de grande circulação da cidade. Água potável gratuita é uma medida simples e que pode proteger a saúde de milhares de pessoas, especialmente trabalhadores, idosos, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade, quem passa o dia nas ruas e até animais que sofrem com as altas temperaturas. Cuidar das pessoas e dos espaços públicos também é preparar a cidade para os desafios das mudanças climáticas. #Belém #ViviReis #DireitoÀCidade #JustiçaClimática #MudançasClimáticas #FeiraDaPedreira #ÁguaParaTodos #Pará
Rafael Tajra Fonteles
Governador(a) · PT · PI · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Mesmo com um período chuvoso melhor este ano, seguimos trabalhando de forma preventiva para enfrentar a estiagem. Estamos mobilizando diversos órgãos do Estado para executar obras, ampliar sistemas de abastecimento de água e preparar ações emergenciais onde forem necessárias. Também acompanhamos importantes investimentos do Governo do Estado, do Governo Federal, por meio do presidente @Lulaoficial, e da Águas do Piauí. São obras que fortalecem a segurança hídrica e ajudam a reduzir os impactos da seca para a população em todas as regiões do estado.
Glauber de Medeiros Braga
Advogado(a) · PSOL · Perfil Prysmo ↗Aliado›
A população de Trajano de Moraes se revoltou contra a privatização da água. O vídeo traz a mobilização dos moradores da região. Diante dessa realidade, defendemos a reestatização da distribuição de água em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Assista ao vídeo completo e veja as imagens da revolta do povo em relação à privatização!
›PARTIDO
›ESTADO
Sem dados.
›ESFERA
Osmar Ribeiro de Almeida Júnior
Secretário(a)-Executivo(a) · PCdoB · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) participou da mesa de abertura do Encontro Nacional da 6 Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) anos, nesta segunda-feira (8.6), em Brasília. Na cerimônia, o secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, representou o ministro Wellington Dias. "Quero reconhecer o trabalho que foi feito, um trabalho de muitas mãos, um trabalho de muitas cabeças. Neste curto espaço de tempo, nós acumulamos conquistas importantes. São milhões de pessoas que hoje estão tendo o direito de tomar café, almoçar e jantar, pelo menos uma vez ao dia, como diz o presidente Lula. Conquistas de pessoas que saíram da extrema pobreza e a realização do nosso país ter saído do Mapa da Fome pela segunda vez", afirmou o secretário. No evento, o secretário-executivo defendeu as políticas públicas que foram aperfeiçoadas desde 2023. "Essas conquistas resultam das políticas que estão sendo implementadas no Brasil. Resultam do compromisso que o presidente Lula tem com a população brasileira, sobretudo com a população mais pobre. São conquistas que transcendem ao Brasil", celebrou. Promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o encontro tem como objetivo avaliar os avanços e os desafios da agenda de Segurança Alimentar e Nutricional dois anos após a realização da 6 CNSAN. Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), destacou que, ao planejarem este encontro, os representantes analisaram o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com as propostas aprovadas na 6 Conferência Nacional. "Concluímos que, mais do que discutir o que precisa ser feito, este é o momento de refletir sobre como avançar na implementação do que já está previsto no plano. Isso envolve não apenas o financiamento das ações, mas também o aprimoramento dos processos operacionais, o fortalecimento do diálogo entre Caisans e Conseas, os espaços de pactuação e a qualificação da execução dos programas e políticas que integram o III Plansan", enfatizou. Durante a abertura, autoridades e representantes de diferentes setores destacaram a importância da articulação entre governo e sociedade civil para consolidar os avanços alcançados nos últimos anos e fortalecer as estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional no país. A programação reúne representantes da sociedade civil e do poder público para analisar a conjuntura atual, monitorar a implementação do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e apontar prioridades para os próximos anos. Realizado entre os dias 8 e 10 de junho, o evento busca fortalecer o diálogo democrático e a participação social na formulação, monitoramento e aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao combate à fome e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Assessoria de Comunicação - MDS
Geyze Marchesi Diniz
Co-fundador(a) · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Esta semana, o @pactocontrafome começou a receber pré-candidatos à Presidência da República e lideranças de diferentes espectros políticos para uma conversa sobre um tema que não pode esperar: a fome. O combate à fome está acima de interesses políticos. É um desafio complexo, que envolve múltiplos fatores e exige mais do que ações isoladas, pede articulação entre diferentes setores, continuidade nas políticas públicas e compromisso coletivo. É assim que o Pacto Contra a Fome atua: conectando governos, empresas e sociedade civil, fortalecendo políticas públicas e impulsionando soluções guiadas por dados e evidências, para gerar impacto real e duradouro. Nesse espírito, levamos às conversas com os pré-candidatos, propostas de caminhos para combater a fome, promover a segurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos. Eles estão reunidos no documento executivo Convite para um Pacto Contra a Fome que ajudará a colocar o tema no centro do debate eleitoral deste ano. Somos uma instituição suprapartidária para colocar a causa em primeiro lugar. Atuamos com independência e colaboração, construindo soluções junto a diferentes setores. Porque garantir alimentação adequada não pode depender de uma visão de governo. É sobre garantia de um direito, dentro de um projeto de país. Acesse o documento aqui no link: https://pactocontrafome.org/dialogos-com-pre-candidatos-sobre-o-combate-a-fome-no-brasil/
Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine
Presidente · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) participou da mesa de abertura do Encontro Nacional da 6 Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) anos, nesta segunda-feira (8.6), em Brasília. Na cerimônia, o secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, representou o ministro Wellington Dias. "Quero reconhecer o trabalho que foi feito, um trabalho de muitas mãos, um trabalho de muitas cabeças. Neste curto espaço de tempo, nós acumulamos conquistas importantes. São milhões de pessoas que hoje estão tendo o direito de tomar café, almoçar e jantar, pelo menos uma vez ao dia, como diz o presidente Lula. Conquistas de pessoas que saíram da extrema pobreza e a realização do nosso país ter saído do Mapa da Fome pela segunda vez", afirmou o secretário. No evento, o secretário-executivo defendeu as políticas públicas que foram aperfeiçoadas desde 2023. "Essas conquistas resultam das políticas que estão sendo implementadas no Brasil. Resultam do compromisso que o presidente Lula tem com a população brasileira, sobretudo com a população mais pobre. São conquistas que transcendem ao Brasil", celebrou. Promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o encontro tem como objetivo avaliar os avanços e os desafios da agenda de Segurança Alimentar e Nutricional dois anos após a realização da 6 CNSAN. Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), destacou que, ao planejarem este encontro, os representantes analisaram o III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e sua relação com as propostas aprovadas na 6 Conferência Nacional. "Concluímos que, mais do que discutir o que precisa ser feito, este é o momento de refletir sobre como avançar na implementação do que já está previsto no plano. Isso envolve não apenas o financiamento das ações, mas também o aprimoramento dos processos operacionais, o fortalecimento do diálogo entre Caisans e Conseas, os espaços de pactuação e a qualificação da execução dos programas e políticas que integram o III Plansan", enfatizou. Durante a abertura, autoridades e representantes de diferentes setores destacaram a importância da articulação entre governo e sociedade civil para consolidar os avanços alcançados nos últimos anos e fortalecer as estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional no país. A programação reúne representantes da sociedade civil e do poder público para analisar a conjuntura atual, monitorar a implementação do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e apontar prioridades para os próximos anos. Realizado entre os dias 8 e 10 de junho, o evento busca fortalecer o diálogo democrático e a participação social na formulação, monitoramento e aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao combate à fome e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Assessoria de Comunicação - MDS
José Bento Souza
Médico(a) · Perfil Prysmo ↗Alto risco›
Se você está chegando na menopausa ou já está na perimenopausa, alguns alimentos podem piorar sintomas como ondas de calor, ganho de peso, inflamação, insônia e resistência à insulina. ❌ 1. Café em excesso Pode aumentar ansiedade, palpitações, ondas de calor e prejudicar a qualidade do sono. ❌ 2. Álcool Piora o sono, favorece o ganho de gordura abdominal e pode intensificar os fogachos. ❌ 3. Açúcar refinado Promove picos de glicose e insulina, aumentando inflamação, fome e acúmulo de gordura visceral. ❌ 4. Alimentos ultraprocessados Ricos em aditivos, farinhas refinadas e gorduras de baixa qualidade, favorecem inflamação e alterações metabólicas. ❌ 5. Óleos vegetais refinados Como óleo de soja, milho, canola e girassol refinados, quando consumidos em excesso, podem contribuir para um ambiente mais inflamatório.#josebento #saudedamulher #medicinapreventiva #longevidade #reposicaohormonal
›PARTIDO
›ESTADO
›ESFERA
Helio Fernando Barbosa Lopes
Deputado(a) Federal · PL · RJ · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Solicita ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Fazenda, Dario Durigan, esclarecimentos oficiais sobre a iminência de um novo tarifaço comercial de até 37,5% contra produtos brasileiros, os bastidores do encerramento precoce do grupo de trabalho bilateral Brasil–Estados Unidos e as medidas econômicas e regulatórias adotadas pelo Governo Federal para evitar a aplicação das sanções comerciais decorrentes das investigações conduzidas com fundamento na Seção 301 da legislação norte-americana.
Helio Fernando Barbosa Lopes
Deputado(a) Federal · PL · RJ · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Solicita ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esclarecimentos oficiais sobre a iminência de um novo tarifaço comercial de até 37,5% contra produtos brasileiros, os bastidores do encerramento precoce do grupo de trabalho bilateral e o impacto diplomático de denúncias de corrupção e ingerência política no sistema financeiro.
Veneziano Vital do Rego Segundo Neto
Senador(a) · MDB · PB · Perfil Prysmo ↗Aliado›
E, ademais, Senadora Zenaide, para me despedir desta tribuna, por ora, quero lastimar mais uma vez: há alguns meses, ainda neste ano, nós tivemos, por parte dos que não querem defender a nossa soberania, daqueles que se levantam contra as nossas instituições... E aí eu falo do Deputado Federal o ex-Deputado Federal, enfim, do Deputado Eduardo Bolsonaro. Ele, em fuga aos Estados Unidos, promoveu uma ação que os estimulava e os incitava a imporem contra nós, enquanto nação soberana, um tarifaço de 50%. De uma forma firme, com a galhardia, com a responsabilidade do Presidente Lula, defendendo, sim, a política do nosso Itamaraty, a diplomacia, mas sem perder de vista as suas posições, gerando alternativas para suster e evitar prejuízos maiores sobre os setores econômicos nacionais, nós mostramos que não iríamos nos ajoelhar, e assim nós não nos ajoelhamos. Pois bem, quando nós imaginávamos que tamanhos rompantes antissoberanos, antipatrióticos, não viessem à tona, foi lá um companheiro que tem todo o nosso respeito, companheiro de Casa, que legitimamente se apresenta postulando a Presidência da República, mas que sai do Brasil, vai a outro país e simplesmente se posiciona da forma como ele se posicionou para também instigar e incitar que o Presidente da República dos Estados Unidos da América mais uma vez voltasse a fazer contra o seu país. Assim se deu, e isso não pode ficar simplesmente com o silêncio nosso, de homens e de mulheres responsáveis por manter, por garantir e por suster as pilastras da nossa República. Então aqui fica a minha desaprovação completa a esse posicionamento, repito, antissoberano e antipatriótico adotado pelo nosso colega Senador Flávio Bolsonaro.
›PARTIDO
›ESTADO
Sem dados.
›ESFERA
Mauro Oliveira Pires
Presidente · S.PART. · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Até o dia 11 de junho, quinta-feira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) integra a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília (DF), reforçando seu compromisso com a conservação da biodiversidade, o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs) federais, a participação de povos e comunidades tradicionais e a regulação do clima. Realizado no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o evento reúne órgãos federais, especialistas, pesquisadores e a sociedade em torno de debates e atividades voltados à proteção dos recursos naturais e ao enfrentamento dos desafios ambientais. A programação tem como palco a Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, com atividades gratuitas e abertas ao público. Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a Semana é uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade das ações desenvolvidas pelos órgãos ambientais ao longo de todo o ano. "O tema deste ano, "Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida", dialoga diretamente com a missão do ICMBio, que é "Cuidar da natureza com as pessoas". Isso explica tudo, porque meio ambiente tem a ver com tudo, tem a ver com a própria vida", destaca. Ainda segundo Pires, a programação também permite que a sociedade conheça mais de perto o trabalho realizado diariamente pelas instituições ambientais. "Essa é uma oportunidade de ver o que os órgãos ambientais estão fazendo no seu dia a dia nas áreas de combate aos incêndios, fiscalização e educação ambiental, por exemplo, o que é muito importante. E isso é apenas parte do que o ICMBio faz", enfatiza o presidente. Ao longo da Semana Nacional do Meio Ambiente, o Instituto apresentará iniciativas que evidenciam a diversidade de suas atribuições e a importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável. Entre os destaques estão as ações de uso público e educação ambiental, como a oficina prática de sinalização de trilhas, conduzida pela equipe da rea de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central (DF), que permite ao público conhecer técnicas de confecção de placas e temas relacionados à prevenção de atropelamento de fauna, combate aos incêndios florestais e sensibilização ambiental. A programação também inclui um lançamento importante: a nova versão do Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (SIMRPPN), ferramenta que aprimora o acompanhamento e a gestão dessas áreas protegidas. As atividades, que iniciam com workshops na sede do ICMBio, reforçam a relevância das RPPNs para a conservação da biodiversidade brasileira e evidenciam também o compromisso com o fortalecimento da conservação em áreas privadas. O ICMBio participa de discussões sobre o papel das áreas protegidas marinhas na saúde planetária, a importância da biodiversidade costeira e oceânica para a regulação do clima e as contribuições das UCs para a proteção dos ecossistemas. Outro destaque é a apresentação das ações desenvolvidas pelo Instituto no monitoramento e atendimento de emergências ambientais e epizootias, demonstrando a capacidade de resposta da instituição diante de eventos extremos e ocorrências que afetam a fauna e os ecossistemas brasileiros. A atuação do Instituto em políticas públicas que abraçam a inclusão social também estará representada em painel sobre o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Socioambiental Bolsa Verde, que abordará estratégias para fortalecer a proteção ambiental em territórios atendidos por iniciativas direcionadas a populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. As atividades incluem ainda a ação educativa "Conhecer para Conservar", desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), que apresenta ao público a relevância das cavernas brasileiras por meio de exposições fotográficas, recursos interativos e mostra tridimensional das cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG). Complementando a programação, visitantes poderão conhecer exposições sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF) e equipamentos utilizados no combate a incêndios em UCs. No tema do MIF, também acontece um workshop sobre combate a incêndios florestais, um bate-papo aberto à sociedade com foco na prevenção. Produções audiovisuais que retratam a atuação do Instituto em diferentes territórios do país abordam temas como sociobiodiversidade, gestão participativa das unidades de conservação e a contribuição dos povos e comunidades tradicionais em territórios protegidos. A participação do Instituto Chico Mendes na Semana Nacional do Meio Ambiente reforça a importância das unidades de conservação federais como instrumentos estratégicos para a proteção da biodiversidade, mitigação da mudança do clima, valorização dos conhecimentos tradicionais e a promoção de uma relação mais equilibrada entre sociedade e natureza. Uma oportunidade de aproximar a população das ações desenvolvidas pela autarquia do MMA e ampliar o debate sobre os desafios e as oportunidades da conservação ambiental no Brasil. Confira a programação completa da Semana Nacional do Meio Ambiente e participe das atividades promovidas pelos órgãos ambientais federais aqui. Comunicação ICMBio comunicacao@icmbio.gov.br(61) 2028-9280
João Paulo Ribeiro Capobianco
Ministro(a) · Perfil Prysmo ↗Neutro›
O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, inaugurou, nesta segunda-feira (8/6), a Semana Nacional do Meio Ambiente, na Biblioteca Nacional em Brasília (DF). A programação do evento é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e integra o mês dedicado à conscientização ambiental no país, o Junho Verde. Confira aqui a programação completa da Semana Nacional do Meio Ambiente. Capobianco celebrou os avanços na área ambiental alcançados desde o início de 2023 e destacou que o Governo do Brasil colocou a proteção ambiental e o enfrentamento à mudança do clima como indutores do desenvolvimento econômico. Essas agendas, segundo o ministro, são transversais na atual gestão. 'A ação integrada é uma marca deste governo e ultrapassou todas as nossas expectativas", afirmou. "Foi uma decisão do presidente Lula incluir o meio ambiente na estrutura de ação do governo", acrescentou, relembrando os instrumentos de financiamento à transformação ecológica ampliados ou criados pelo Governo do Brasil. Desde 2023, Fundo Clima, Fundo Amazônia, Fundo Nacional do Meio Ambiente e programa Eco Invest Brasil, entre outros mecanismos, mobilizaram ao menos R$ 204 bilhões para áreas como redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e adaptação aos impactos da mudança do clima, transição energética, prevenção de desastres, resíduos sólidos e economia circular, recuperação de áreas degradadas, bioeconomia e conservação e restauração de ecossistemas. Apenas o Fundo Clima, um dos principais instrumentos de execução da Política Nacional de Mudança do Clima, alcançou, em 2025, orçamento público recorde de R$ 14 bilhões, um aumento de 34% em relação a 2024 e elevação expressiva em comparação ao patamar anterior, de R$ 400 milhões anuais, na média entre 2009, quando foi criado, e 2023. Para 2026, o orçamento será de R$ 27 bilhões, o maior da história, numa demonstração de que o Governo do Brasil prioriza a destinação de recursos para a agenda climática (leia mais aqui). Todas essas ferramentas estão alinhadas ao Novo Brasil Plano de Transformação Ecológica, que se dedica a criar políticas públicas e ferramentas estratégicas de fomento ao desenvolvimento sustentável e tecnológico em todas as áreas. Fundo Amazônia Capobianco ressaltou ainda o crescimento da operação do Fundo da Amazônia, que completa 18 anos neste ano, e fomenta a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento no bioma. Após quatro anos sem aprovação de novos projetos, o Fundo retomou sua governança em 2023 e passou a operar em nova escala. Entre 2009 e 2018, a média anual de aprovações foi de cerca de R$ 300 milhões, em valores corrigidos pela inflação. No ciclo recente, de 2023 a 2025, essa média saltou para R$ 1,3 bilhão por ano, quatro vezes mais. Em 2025, o Fundo registrou o maior volume anual desde sua criação, com R$ 2,2 bilhões em projetos aprovados. Coordenado pelo MMA, o fundo é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estava representado na cerimônia de abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente pela diretora Socioambiental, Tereza Campello. "A gente sempre fala dos grandes números do Fundo Amazônia, que realmente são excepcionais, ao longo desses 18 anos. Mas, o que fizemos ao longo desses três anos e meio é absolutamente diferenciado. Mudamos completamente o perfil de operação, atuando em frentes estratégicas. Estamos em 73% dos municípios da Amazônia, presentes em um conjunto enorme de terras indígenas e unidades de conservação", destacou a diretora do BNDES. Tereza Campello também convidou todos os presentes para a exposição "Afluentes: caminhos e histórias do Fundo Amazônia", comemorativa dos 18 anos do fundo. A visitação é gratuita e seguirá até 12 de junho, no segundo andar da Biblioteca Nacional de Brasília. A mostra apresenta resultados e experiências de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia ao longo de seus 18 anos de atuação, através de fotografias, vídeos, mapa interativo, linha do tempo, ambiência sonora e vitrine de produtos amazônicos exportados com apoio da ApexBrasil. "A imagem do Brasil é muito importante para os negócios. E agora, por meio dos nossos resultados do Fundo Amazônia, podemos mostrar para os doadores [do fundo] que o Brasil está sim fazendo seu dever de casa gerando renda, gerando emprego, cuidando dos nossos biomas, das nossas florestas, do nosso povo", refletiu Laudemir Müller, presidente da ApexBrasil, também presente na inauguração da Semana do Meio Ambiente. Na sequência da cerimônia de abertura, as autoridades seguiram para realizar a primeira visitação à exposição sobre o Fundo Amazônia. Também participaram do momento a deputada federal, Marina Silva, e a secretária-executiva do MMA, Anna Flávia Senna. Assessoria Especial de Comunicação Social do MMAimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA
›PARTIDO
Sem dados.
›ESTADO
Sem dados.
›ESFERA
Valéria Cristina Michel
Presidente · Perfil Prysmo ↗Aliado›
🌱 No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Presidente do CEMPRE, Valéria Michel, compartilha uma reflexão sobre os avanços da economia circular no Brasil e a importância da colaboração entre diferentes setores para enfrentar os desafios ambientais. Valéria reforça que reciclar é mais do que destinar corretamente um material: é contribuir para um sistema que gera benefícios ambientais, sociais e econômicos para toda a sociedade. E deixa uma mensagem que representa o trabalho do CEMPRE: para nós, não existe apenas um Dia do Meio Ambiente, aqui são todos os dias. ♻️ #DIAMUNDIALDARECICLAGEM #CEMPRE #RECICLAGEM #ECONOMIACIRCULAR #SOCIEDADE
›PARTIDO
›ESTADO
Sem dados.
›ESFERA
Antonio Waldez Góes da Silva
Ministro(a) · PDT · Perfil Prysmo ↗Aliado›
Macapá (AP) - Localizado na foz do Rio Amazonas, o Arquipélago do Bailique, no Amapá, é formado por um conjunto de oito ilhas e possui grande potencial econômico na produção de açaí. Entre as mais de 50 comunidades da área, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve, nesta terça-feira (9), na localidade São João Batista com ações de fortalecimento das Rotas de Integração Nacional. Agricultores familiares da região receberam acesso facilitado ao Microcrédito Pertinho da Gente e o anúncio de equipamentos para a colônia de pescadores. Ministro Waldez durante agenda no Arquipélago do Bailique O ministro Waldez Góes acompanhou a agenda que integrou a programação de lançamento da campanha Renova Bailique, um movimento comunitário criado pela Associação de Comunidades Tradicionais do Bailique (ACT-B). O objetivo é mobilizar a união de instituições públicas e privadas em torno das demandas apontadas pelos moradores. O produtor de açaí Sandro Nunes aproveitou para acessar o Microcrédito Produtivo Orientado pela segunda vez. Depois de utilizar o primeiro financiamento para comprar uma embarcação nova, Sandro retornou ao programa para adquirir o AçaíBot, equipamento projetado para automatizar e facilitar a extração de açaí, além de reduzir o esforço físico e aumentar a eficiência do manejo do fruto. 'O primeiro crédito eu fiz com a minha esposa para a compra de uma embarcação. Agora que já quitamos, viemos fazer outro, dessa vez para comprar o "robô de tirar açaí". A gente já tem toda experiência com a plantação e colheita, agora vamos aprender a usar ele', celebrou o produtor. Equipes da Caixa e Banco da Amazônia (Basa) realizaram atendimentos durante o evento, com acesso facilitado para produtores familiares e pequenos empreendedores. De acordo com dados do Basa, neste ano já foram feitos cerca de 700 acordos de crédito na região do arquipélago. "Podem contar com a gente na questão do açaí, do mel, da piscicultura, dos óleos vegetais, ecoturismo e financiamento. O Governo do Brasil está cada vez mais presente nas comunidades mais isoladas, garantindo que políticas públicas alcancem o maior público possível. O microcrédito é uma oportunidade de crescimento para muitas famílias e de desenvolvimento para as comunidades. Com o Bailique não será diferente", afirmou o ministro Waldez Góes. Rota do Pescado Além do suporte direto aos produtores de açaí, o ministro anunciou a doação de três fábricas de gelo para a Colônia de Pescadores do Bailique. A ação, vinculada à Rota do Pescado, ajudará na redução de desperdícios e a manter a qualidade do peixe por mais tempo. Os equipamentos ficarão distribuídos entre as principais comunidades, de modo a facilitar o uso por diferentes localidades. Outras Notícias: Governo Federal leva apoio à produção, máquinas e crédito ao Amapá Rota da Moda impulsiona economia criativa e intercâmbio cultural no Modamazon Programa Inova chega ao Acre com primeira entrega de máquinas para os 22 municípios do estado
›PARTIDO
Sem dados.
›ESTADO
Sem dados.
›ESFERA
Leopoldo Augusto Melo Montenegro Junior
Superintendente · Perfil Prysmo ↗Aliado›
A Suframa realizou, nesta terça-feira (9), uma visita institucional à unidade fabril da Novamed Fabricação de Produtos Farmacêuticos Ltda., localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro do Tarumã, zona Oeste de Manaus. O objetivo foi estreitar o diálogo e acompanhar os investimentos e projetos de expansão da empresa, uma das mais modernas do setor farmacêutico global. A comitiva da Suframa foi recepcionada pela gerente de Planejamento Tributário, Luciana Viana; pelo diretor de Planejamento Tributário, Fernando Tritapepe; e pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Luiz Faria. Atuando desde 2014 na Zona Franca de Manaus, a Novamed integra o Grupo NC, controlador da EMS, líder do mercado farmacêutico brasileiro. A empresa atualmente é considerada uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A unidade responde por cerca de 80% da produção de medicamentos sólidos do grupo, fabricando comprimidos, cápsulas e drágeas destinados ao abastecimento do mercado nacional. Durante a visita, a empresa destacou a alta automação de seu parque fabril, que conta com pesagem robotizada e processos 100% digitais (paperless). Os planos de crescimento da Novamed preveem quase dobrar o quadro de funcionários nos próximos dois anos, saltando de 1,1 mil para cerca de 2 mil colaboradores. Outro tema abordado foi a utilização do Processo Produtivo Básico (PPB) para medicamentos sólidos. A empresa voltou a operar sob as regras do PPB em 2022, após ajustes normativos que ampliaram a viabilidade da atividade em Manaus. Atualmente, a Novamed trabalha em propostas de atualização do processo produtivo para incorporar novas formas farmacêuticas, como medicamentos orodispersíveis, além de ampliar os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A comitiva da Autarquia foi integrada pelo superintendente, Leopoldo Montenegro; o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; o coordenador-geral de Gestão Tecnológica, Ygor Thomé; e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel. "A Novamed demonstra, de forma concreta, como a Zona Franca de Manaus é capaz de atrair investimentos de alta complexidade tecnológica, estimular a diversificação da matriz industrial regional e fortalecer segmentos estratégicos para a economia brasileira. Além de gerar empregos qualificados e promover inovação, empreendimentos desse porte ampliam as oportunidades de desenvolvimento econômico e social para a Amazônia, reforçando o papel do modelo como instrumento de competitividade, sustentabilidade e integração da região aos mercados nacional e internacional", destacou o superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro.