Governo federal lança campanha de separação e destinação de resíduos sólidos e amplia a agenda de alimentação saudável e sustentável
- 17 manifestações em 01/06, com predominância de atores do Executivo federal (59%), distribuição majoritária em redes sociais (59%) e o Ceará como estado mais recorrente entre as falas regionalizadas.
- Campanha nacional de separação e destinação de resíduos sólidos: os ministros Guilherme Boulos (PSOL, Secretaria-Geral) e João Paulo Capobianco (MMA), com o secretário Adalberto Maluf (PV), anunciam ação educativa lançada em Fortaleza para reforçar coleta seletiva e valorização de catadores, agenda com impacto direto sobre a logística reversa de embalagens.
- Agenda de alimentação saudável e sustentável ganha tração: a vice-presidente do Consea-PI, Norma Sueli Alberto (Fian Brasil), conduz a deliberação sobre o projeto da DUSAN para sistemas alimentares saudáveis; o vereador Gilberto Pires (PSD, Curitiba) destaca iniciativa local de segurança alimentar; e a secretária-adjunta Maria Aparecida Cina, do Ministério da Saúde, promove a estratégia Viva Mais Brasil de incentivo a hábitos saudáveis, pautas que tocam diretamente o debate sobre consumo de bebidas açucaradas.
- Resíduos sólidos e reciclagem concentrou 7 das 17 manifestações, todas convergentes, em torno do lançamento da campanha federal de descarte correto e do novo Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos, com ênfase na responsabilidade compartilhada e na destinação adequada de embalagens.
- 1 manifestação de alto risco: a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde divulga a corrida Viva Mais Brasil, reforçando o incentivo público a hábitos saudáveis, enquadramento que diverge da leitura do setor.
- 16 manifestações de aliados: ministros, governadores e parlamentares estaduais sustentam pautas convergentes de segurança hídrica, educação ambiental e reciclagem, com posições alinhadas aos interesses do setor.
As cores representam a classificação estratégica de cada manifestação. Uma mesma manifestação pode aparecer em mais de um tema quando classificada de forma cruzada.
Bloco majoritariamente federal: ministros Guilherme Boulos (PSOL) e João Paulo Capobianco, além do secretário Adalberto Maluf (PV) e do diretor Enio Verri (PT), repercutem o lançamento da campanha “Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos” em Fortaleza e o novo Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos. O eixo comum é a responsabilidade compartilhada e a valorização de catadores, com efeito direto sobre a logística reversa de embalagens.
› Partido
› Estado
› Esfera
Enio José VerriDiretor(a) · PT · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O Governo do Brasil lança nesta sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), a campanha educativa "Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos". A iniciativa será apresentada durante o encerramento oficial do 2 Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA"s), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade"Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Entre as autoridades previstas para o evento estão a primeira-dama Janja Lula da Silva e os ministros Guilherme Boulos (SGPR), João Paulo Capobianco (MMA) e Leonardo Barchini (MEC). Também estarão presentes o governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas, a vice-governadora Jade Romero, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e a vice-prefeita da capital cearense, Gabriella Aguiar. Além disso, parlamentares também participarão do ato de lançamento. Também participam do lançamento a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, além de representantes do CIISC Nacional, do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, entre outras instituições. EDUCA O AMBIENTAL E GERA O DE RENDA Com a mensagem "O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe", a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, o fortalecimento da coleta seletiva e a ampliação da geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destaca que a reciclagem começa dentro de casa e tem impacto direto na vida das pessoas que atuam na cadeia da reciclagem. " um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade", afirma. CAMPANHA MULTICANAL A campanha prevê ações integradas em múltiplas plataformas de comunicação, com vídeos educativos e institucionais, peças para rádio, conteúdos digitais, materiais pedagógicos, cartilhas, jogos, animações, além de ações de capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada estratégica para ampliar o alcance da campanha em todo o território nacional e fortalecer ações de formação, mobilização social e apoio às cooperativas. POL TICA NACIONAL DE RES DUOS S LIDOS O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, ressalta que a iniciativa fortalece a Política Nacional de Resíduos Sólidos e amplia a inclusão socioeconômica das organizações de catadoras e catadores. "A separação adequada dos resíduos na origem é o primeiro elo de uma cadeia que reconhece catadoras e catadores como agentes ambientais essenciais. Ao orientar a sociedade para o descarte consciente, estamos fortalecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ampliando a inclusão socioeconômica das organizações de catadores e reduzindo a pressão sobre os aterros sanitários uma agenda que articula proteção ambiental, justiça social e enfrentamento da emergência climática", afirma. Segundo dados do Módulo Catadores do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), atualmente existem 897 organizações cadastradas no país, reunindo mais de 25 mil catadoras e catadores. O levantamento também aponta que 68,46% dessas organizações operam abaixo da capacidade instalada e que 38,4% dos resíduos triados ainda se tornam rejeitos, cenário que a campanha busca ajudar a transformar por meio da melhoria da separação dos resíduos na origem. RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destaca que a campanha reforça a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa. "Quando falamos de resíduos, falamos de cidadania. A separação correta em casa, na escola e nos espaços de trabalho reduz danos ao meio ambiente e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa, com geração de renda para muitas pessoas", afirma. Para a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, a campanha também reforça a responsabilidade individual sobre os resíduos produzidos diariamente. "Quando entendemos que nossas escolhas diárias impactam o meio ambiente e a vida de outras pessoas, passamos a agir com mais consciência. Separar e destinar adequadamente os resíduos contribui para um ambiente mais saudável, mas também com a geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis", destaca. ENCONTRO INTERNACIONAL O lançamento da campanha ocorre durante o 2 Encontro Internacional de CECSA"s, realizado entre os dias 27 e 30 de maio, em Fortaleza. O encontro reúne iniciativas e experiências voltadas à construção coletiva de soluções para desafios socioambientais e ao fortalecimento da rede nacional de centros, núcleos e equipamentos de educação ambiental. A programação inclui mesas temáticas, debates, grupos de trabalho e vivências comunitárias.
João Paulo Ribeiro CapobiancoMinistro(a) · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O Governo do Brasil lança nesta sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), a campanha educativa "Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos". A iniciativa será apresentada durante o encerramento oficial do 2 Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA"s), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade"Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Entre as autoridades previstas para o evento estão a primeira-dama Janja Lula da Silva e os ministros Guilherme Boulos (SGPR), João Paulo Capobianco (MMA) e Leonardo Barchini (MEC). Também estarão presentes o governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas, a vice-governadora Jade Romero, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e a vice-prefeita da capital cearense, Gabriella Aguiar. Além disso, parlamentares também participarão do ato de lançamento. Também participam do lançamento a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, além de representantes do CIISC Nacional, do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, entre outras instituições. EDUCA O AMBIENTAL E GERA O DE RENDA Com a mensagem "O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe", a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, o fortalecimento da coleta seletiva e a ampliação da geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destaca que a reciclagem começa dentro de casa e tem impacto direto na vida das pessoas que atuam na cadeia da reciclagem. " um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade", afirma. CAMPANHA MULTICANAL A campanha prevê ações integradas em múltiplas plataformas de comunicação, com vídeos educativos e institucionais, peças para rádio, conteúdos digitais, materiais pedagógicos, cartilhas, jogos, animações, além de ações de capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada estratégica para ampliar o alcance da campanha em todo o território nacional e fortalecer ações de formação, mobilização social e apoio às cooperativas. POL TICA NACIONAL DE RES DUOS S LIDOS O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, ressalta que a iniciativa fortalece a Política Nacional de Resíduos Sólidos e amplia a inclusão socioeconômica das organizações de catadoras e catadores. "A separação adequada dos resíduos na origem é o primeiro elo de uma cadeia que reconhece catadoras e catadores como agentes ambientais essenciais. Ao orientar a sociedade para o descarte consciente, estamos fortalecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ampliando a inclusão socioeconômica das organizações de catadores e reduzindo a pressão sobre os aterros sanitários uma agenda que articula proteção ambiental, justiça social e enfrentamento da emergência climática", afirma. Segundo dados do Módulo Catadores do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), atualmente existem 897 organizações cadastradas no país, reunindo mais de 25 mil catadoras e catadores. O levantamento também aponta que 68,46% dessas organizações operam abaixo da capacidade instalada e que 38,4% dos resíduos triados ainda se tornam rejeitos, cenário que a campanha busca ajudar a transformar por meio da melhoria da separação dos resíduos na origem. RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destaca que a campanha reforça a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa. "Quando falamos de resíduos, falamos de cidadania. A separação correta em casa, na escola e nos espaços de trabalho reduz danos ao meio ambiente e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa, com geração de renda para muitas pessoas", afirma. Para a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, a campanha também reforça a responsabilidade individual sobre os resíduos produzidos diariamente. "Quando entendemos que nossas escolhas diárias impactam o meio ambiente e a vida de outras pessoas, passamos a agir com mais consciência. Separar e destinar adequadamente os resíduos contribui para um ambiente mais saudável, mas também com a geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis", destaca. ENCONTRO INTERNACIONAL O lançamento da campanha ocorre durante o 2 Encontro Internacional de CECSA"s, realizado entre os dias 27 e 30 de maio, em Fortaleza. O encontro reúne iniciativas e experiências voltadas à construção coletiva de soluções para desafios socioambientais e ao fortalecimento da rede nacional de centros, núcleos e equipamentos de educação ambiental. A programação inclui mesas temáticas, debates, grupos de trabalho e vivências comunitárias.
Adalberto Felicio Maluf FilhoSecretário(a) · PV · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O MMA, em parceria com a Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) lançaram o Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos (https://lnkd.in/d3kxjVd8), relatório virtual e dinâmico que consolida informações sobre a disposição final de resíduos em municípios brasileiros. A apresentação da ferramenta aconteceu durante a abertura do 1º Encontro Nacional de Ministério Público, Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, realizado em Vitória (ES). O panorama reúne dados sobre disposição adequada e inadequada dos resíduos sólidos urbanos, ampliando a transparência e o monitoramento da gestão de resíduos no país. A ferramenta conta com um dashboard reúne dados sobre a situação da disposição final de resíduos sólidos urbanos no país. A plataforma traz informações sobre aterros sanitários, aterros controlados e lixões de todos os municípios brasileiros.
Sidônio Cardoso PalmeiraMinistro(a) · Perfil Prysmo ↗Aliado›
🇧🇷♻️ Todos os dias, catadores e catadoras ajudam a manter materiais em circulação, reduzem impactos ambientais e contribuem para cidades mais sustentáveis. Valorizar esse trabalho é reconhecer sua importância para toda a sociedade. Respeite, apoie e reconheça. Descarte corretamente. O futuro agradece.
Guilherme Castro BoulosMinistro(a) · PSOL · Perfil Prysmo ↗Aliado›
"O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe." Esta é a mensagem principal da campanha educativa "Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos", que será lançada nesta sexta-feira (29), em Fortaleza, durante o II Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental. A campanha integra uma iniciativa nacional do Governo do Brasil voltada à promoção da educação ambiental e à mudança de comportamento da população em relação ao descarte de resíduos. A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Secretaria de Comunicação/PR e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). A reciclagem começa dentro de casa. um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores. Ministro Guilherme Boulos A campanha estabelece uma conexão direta entre a atitude individual de separar corretamente os resíduos e os impactos positivos sociais, econômicos e ambientais, especialmente na geração de renda para catadoras e catadores. "A reciclagem começa dentro de casa. um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade", afirma o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. Multicanal Com o objetivo de engajar a sociedade e abranger o território nacional, a campanha traz ações integradas e o uso de múltiplas plataformas de divulgação. São vídeos educativos e institucionais; peças para rádio e mídias digitais; conteúdos para redes sociais e sites, além de materiais pedagógicos, como cartilhas, jogos e animações. Também prevê ações da capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada fundamental para ampliação do alcance da campanha. Parcerias - A campanha conta com parceria de diversos órgãos, instituições e movimentos sociais, com ações complementares, visando a formação, mobilização social, e apoio direto às cooperativas, fortalecendo a cadeia da reciclagem. Entre os órgãos participantes estão os ministérios da Educação, Trabalho, Desenvolvimento e Mulheres. Também atuam como parceiros, a Advocacia Geral da União (AGU), IPEA, Petrobras e Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional com suas redes de cooperação socioambiental.
Guilherme Castro BoulosMinistro(a) · PSOL · Perfil Prysmo ↗Aliado›
"O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe." Esta é a mensagem principal da campanha educativa "Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos", que será lançada nesta sexta-feira (29), em Fortaleza, durante o II Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental. A campanha integra uma iniciativa nacional do Governo do Brasil voltada à promoção da educação ambiental e à mudança de comportamento da população em relação ao descarte de resíduos. A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Secretaria de Comunicação/PR e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). A reciclagem começa dentro de casa. um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores. Ministro Guilherme Boulos A campanha estabelece uma conexão direta entre a atitude individual de separar corretamente os resíduos e os impactos positivos sociais, econômicos e ambientais, especialmente na geração de renda para catadoras e catadores. "A reciclagem começa dentro de casa. um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade", afirma o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. Multicanal Com o objetivo de engajar a sociedade e abranger o território nacional, a campanha traz ações integradas e o uso de múltiplas plataformas de divulgação. São vídeos educativos e institucionais; peças para rádio e mídias digitais; conteúdos para redes sociais e sites, além de materiais pedagógicos, como cartilhas, jogos e animações. Também prevê ações da capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada fundamental para ampliação do alcance da campanha. Parcerias - A campanha conta com parceria de diversos órgãos, instituições e movimentos sociais, com ações complementares, visando a formação, mobilização social, e apoio direto às cooperativas, fortalecendo a cadeia da reciclagem. Entre os órgãos participantes estão os ministérios da Educação, Trabalho, Desenvolvimento e Mulheres. Também atuam como parceiros, a Advocacia Geral da União (AGU), IPEA, Petrobras e Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional com suas redes de cooperação socioambiental.
Guilherme Castro BoulosMinistro(a) · PSOL · Perfil Prysmo ↗Aliado›
O Governo do Brasil lança nesta sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), a campanha educativa "Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos". A iniciativa será apresentada durante o encerramento oficial do 2 Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA"s), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade"Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Entre as autoridades previstas para o evento estão a primeira-dama Janja Lula da Silva e os ministros Guilherme Boulos (SGPR), João Paulo Capobianco (MMA) e Leonardo Barchini (MEC). Também estarão presentes o governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas, a vice-governadora Jade Romero, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e a vice-prefeita da capital cearense, Gabriella Aguiar. Além disso, parlamentares também participarão do ato de lançamento. Também participam do lançamento a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, além de representantes do CIISC Nacional, do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, entre outras instituições. EDUCA O AMBIENTAL E GERA O DE RENDA Com a mensagem "O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe", a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, o fortalecimento da coleta seletiva e a ampliação da geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destaca que a reciclagem começa dentro de casa e tem impacto direto na vida das pessoas que atuam na cadeia da reciclagem. " um ato simples de cada cidadã e cidadão que tem forte impacto na vida de catadoras e catadores, agentes fundamentais da economia circular. A destinação correta de resíduos sólidos gera renda, reduz impactos ambientais e promove a sustentabilidade", afirma. CAMPANHA MULTICANAL A campanha prevê ações integradas em múltiplas plataformas de comunicação, com vídeos educativos e institucionais, peças para rádio, conteúdos digitais, materiais pedagógicos, cartilhas, jogos, animações, além de ações de capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada estratégica para ampliar o alcance da campanha em todo o território nacional e fortalecer ações de formação, mobilização social e apoio às cooperativas. POL TICA NACIONAL DE RES DUOS S LIDOS O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, ressalta que a iniciativa fortalece a Política Nacional de Resíduos Sólidos e amplia a inclusão socioeconômica das organizações de catadoras e catadores. "A separação adequada dos resíduos na origem é o primeiro elo de uma cadeia que reconhece catadoras e catadores como agentes ambientais essenciais. Ao orientar a sociedade para o descarte consciente, estamos fortalecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ampliando a inclusão socioeconômica das organizações de catadores e reduzindo a pressão sobre os aterros sanitários uma agenda que articula proteção ambiental, justiça social e enfrentamento da emergência climática", afirma. Segundo dados do Módulo Catadores do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), atualmente existem 897 organizações cadastradas no país, reunindo mais de 25 mil catadoras e catadores. O levantamento também aponta que 68,46% dessas organizações operam abaixo da capacidade instalada e que 38,4% dos resíduos triados ainda se tornam rejeitos, cenário que a campanha busca ajudar a transformar por meio da melhoria da separação dos resíduos na origem. RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destaca que a campanha reforça a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa. "Quando falamos de resíduos, falamos de cidadania. A separação correta em casa, na escola e nos espaços de trabalho reduz danos ao meio ambiente e contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e justa, com geração de renda para muitas pessoas", afirma. Para a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi, a campanha também reforça a responsabilidade individual sobre os resíduos produzidos diariamente. "Quando entendemos que nossas escolhas diárias impactam o meio ambiente e a vida de outras pessoas, passamos a agir com mais consciência. Separar e destinar adequadamente os resíduos contribui para um ambiente mais saudável, mas também com a geração de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis", destaca. ENCONTRO INTERNACIONAL O lançamento da campanha ocorre durante o 2 Encontro Internacional de CECSA"s, realizado entre os dias 27 e 30 de maio, em Fortaleza. O encontro reúne iniciativas e experiências voltadas à construção coletiva de soluções para desafios socioambientais e ao fortalecimento da rede nacional de centros, núcleos e equipamentos de educação ambiental. A programação inclui mesas temáticas, debates, grupos de trabalho e vivências comunitárias.
Como avalia o alerta de hoje?