ALERTA DIÁRIO
⏱
STAKEHOLDER LISTENING
segunda-feira, 08 de junho de 2026
Coordenadora da Fazenda defende ampliar Imposto Seletivo a ultraprocessados ao passo que Dia Mundial do Meio Ambiente concentra o volume do dia
- 30 manifestações em 08/06, com MDB liderando entre partidos identificados (13%), Acre concentrando 17% e redes sociais respondendo por 80% das fontes.
- Reforma Tributária e Imposto Seletivo no centro do debate: Olga Hianni Portugal Vieira (Coordenadora-Geral de Regulação do Ministério da Fazenda) afirmou em evento que nem todos os produtos açucarados foram incluídos no Imposto Seletivo, citou os achocolatados prontos como exemplo de item agrupado em NCM com alíquota reduzida e propôs comissão específica para revisar a lista; impacto crítico.
- Cobrança por ampliação da tributação a outros ultraprocessados: Maria Edna Melo (médica, SP) associou obesidade, diabetes e hipertensão à publicidade de alimentos e afirmou que a reforma contempla apenas a tributação de bebidas açucaradas, defendendo a ampliação para outras categorias como instrumento de saúde pública; impacto crítico.
- Resíduos Sólidos e Reciclagem concentrou 12 das 39 manifestações temáticas, impulsionado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Eduardo Matarazzo Suplicy (PT/SP) defendeu a permanência da Coopamare em seu espaço; Roberto Rocha (presidente da Ancat) pediu ampliação do uso de conteúdo reciclado em embalagens e Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos; Luciana Pellegrino (presidente executiva) destacou o engajamento de consumidores no descarte com a iniciativa Lupinha.
- 6 manifestações de alto risco: além das duas tributárias acima, Mailza Assis da Silva (PP/AC, governadora) e João Paulo Silva E Silva (PODE/AC, vereador) repercutiram matéria do governo do Acre sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como ferramenta de combate à fome; Samuel Rodrigues dos Santos Salazar (MDB/PE, vereador) postou duas vezes sobre limpeza urbana e descarte irregular de resíduos, com posicionamento neutro do cliente.
- 23 manifestações de aliados, com destaque para Alessandra Diniz Portela Silveira (PL/MG, deputada estadual) sobre o Programa Leite para a Primeira Infância em Janaúba; José Ricardo Roriz Coelho (presidente, indústria do plástico) defendendo a circularidade de embalagens plásticas; e Tereza Cristina Correa da Costa Dias (PP/MS, senadora) alertando sobre alta da inflação dos alimentos e cobrando renegociação de dívidas rurais.
VISÃO GERAL
30
Total
6
Alto risco
23
Aliados
1
Base de apoio
0
Baixo risco
0
Neutros
CLASSIFICAÇÃO POR TEMA
Reforma Tributária (1)
Política Fiscal (1)
Tributação (1)
Resíduos Sólidos e Reciclagem (12)
Segurança Alimentar e Nutricional (7)
Meio Ambiente (4)
Recursos Hídricos (4)
Desenvolvimento Sustentável (3)
Desenvolvimento Regional (2)
Alimentação Escolar e Hospitalar (1)
Produção Nacional (1)
Desperdício de Alimentos (1)
Hidrovia (1)
AliadoAlto riscoBase de apoioBaixo riscoNeutro
A mesma manifestação pode aparecer em mais de um tema. Total dedup por tema: 39; total dedup global: 30.
TEMAS EM DEBATE
Aliado 0Alto risco 1Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única, em evento, da Coordenadora-Geral de Regulação do Ministério da Fazenda, que defendeu ampliar o Imposto Seletivo a ultraprocessados e revisar a classificação NCM que hoje agrupa achocolatados prontos entre os itens com alíquota reduzida.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
🎪 Evento: 1 (100%)
PERFIL
›ESFERA
Executivo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Olga Hianni Portugal VieiraPerfil Prysmo ↗
Coordenador (a) -Geral de Regulação
Alto risco
›
Olga Hianni Portugal VieiraPerfil Prysmo ↗
Coordenador (a) -Geral de Regulação
🎪 Evento
Relatou que o Ministério da Fazenda concorda com todos os pontos apresentados. Destacou que, por cerca de 30 anos, não se discutiu a tributação como instrumento para mitigar desigualdades sociais e de acesso, com o debate concentrado apenas na melhoria dos gastos públicos como forma de aumentar a eficiência e a qualidade de vida da população.
Afirmou que, a partir da pandemia, passou-se a refletir sobre a destinação de parte do orçamento para políticas voltadas à redução das disparidades sociais, de gênero e raciais, bem como sobre como a forma de tributação pode ampliar essas desigualdades. Ressaltou que esse impacto afeta principalmente a população de baixa renda, que tem menos condições de adquirir alimentos saudáveis, tema que vem sendo amplamente estudado no âmbito do Ministério da Fazenda, especialmente no que se refere a quem e como se tributa.
Defendeu que produtos saudáveis devem ser mais baratos do que produtos não saudáveis, com redução da carga tributária sobre esses itens e aumento da tributação dos ultraprocessados. Nesse contexto, destacou que nem todos os produtos açucarados foram incluídos no Imposto Seletivo, o que representa um problema relevante, já que a reforma tributária utiliza a classificação por NCM, que reúne diferentes produtos em um mesmo código.
Segundo ela, seria necessário analisar individualmente os produtos inseridos nessas classificações, o que demandaria inclusive a criação de uma comissão específica para avaliar quais itens deveriam integrar o Imposto Seletivo. Citou como exemplo os achocolatados prontos, que não foram incluídos no imposto e acabaram inseridos entre os produtos com redução de alíquota.
Ressaltou que é fundamental definir claramente o que é um produto ultraprocessado para que a tributação seja eficiente. Informou ainda que haverá avaliações quinquenais, que permitirão reavaliar periodicamente os produtos incluídos no Imposto Seletivo. Observou, contudo, que essa definição é política e que, independentemente das avaliações técnicas, a decisão final será de natureza política.
Por fim, lembrou que as armas não foram incluídas no Imposto Seletivo em razão de forte lobby e afirmou que, entre o cenário ideal e o possível, o Ministério da Fazenda tem atuado dentro dos limites políticos existentes com os produtos atualmente inseridos no imposto.
Afirmou que, a partir da pandemia, passou-se a refletir sobre a destinação de parte do orçamento para políticas voltadas à redução das disparidades sociais, de gênero e raciais, bem como sobre como a forma de tributação pode ampliar essas desigualdades. Ressaltou que esse impacto afeta principalmente a população de baixa renda, que tem menos condições de adquirir alimentos saudáveis, tema que vem sendo amplamente estudado no âmbito do Ministério da Fazenda, especialmente no que se refere a quem e como se tributa.
Defendeu que produtos saudáveis devem ser mais baratos do que produtos não saudáveis, com redução da carga tributária sobre esses itens e aumento da tributação dos ultraprocessados. Nesse contexto, destacou que nem todos os produtos açucarados foram incluídos no Imposto Seletivo, o que representa um problema relevante, já que a reforma tributária utiliza a classificação por NCM, que reúne diferentes produtos em um mesmo código.
Segundo ela, seria necessário analisar individualmente os produtos inseridos nessas classificações, o que demandaria inclusive a criação de uma comissão específica para avaliar quais itens deveriam integrar o Imposto Seletivo. Citou como exemplo os achocolatados prontos, que não foram incluídos no imposto e acabaram inseridos entre os produtos com redução de alíquota.
Ressaltou que é fundamental definir claramente o que é um produto ultraprocessado para que a tributação seja eficiente. Informou ainda que haverá avaliações quinquenais, que permitirão reavaliar periodicamente os produtos incluídos no Imposto Seletivo. Observou, contudo, que essa definição é política e que, independentemente das avaliações técnicas, a decisão final será de natureza política.
Por fim, lembrou que as armas não foram incluídas no Imposto Seletivo em razão de forte lobby e afirmou que, entre o cenário ideal e o possível, o Ministério da Fazenda tem atuado dentro dos limites políticos existentes com os produtos atualmente inseridos no imposto.
Aliado 0Alto risco 0Base de apoio 1Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única da senadora Tereza Cristina (PP/MS), que alertou para a alta da inflação dos alimentos e cobrou prioridade do governo na renegociação das dívidas rurais.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 1 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
PP
1
›ESTADO
MS
1
›ESFERA
Legislativo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Tereza Cristina Correa da Costa DiasPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · PP · MS
Base de apoio
›
Tereza Cristina Correa da Costa DiasPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · PP · MS
📱 Rede social
Os economistas já calculam que a inflação dos alimentos pode chegar a 7% - alta que prejudica sempre os mais pobres. A tempestade perfeita no campo, sobre a qual tenho alertado, é reforçada pela Guerra no Irã, que jogou nas alturas o custo dos fertilizantes, e pelos riscos climáticos de um severo El Niño - com potenciais secas no Norte e chuvas intensas no Sul. Esse cenário torna ainda mais urgente a renegociação das dívidas rurais, em tramitação no @SenadoFederal. O governo precisa dar prioridade a esse assunto. Obstruir o PL 5122/23 seria uma irresponsabilidade não só com os agricultores, mas com todos os brasileiros. #Senado #Inflação #TerezaCristina #MS #PL5122
Aliado 0Alto risco 1Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única, em evento, de médica de São Paulo que vinculou doenças crônicas à publicidade de alimentos e cobrou expansão da tributação para além das bebidas açucaradas.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
🎪 Evento: 1 (100%)
PERFIL
›ESTADO
SP
1
›ESFERA
Academia
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Maria Edna MeloPerfil Prysmo ↗
Médico(a) · SP
Alto risco
›
Maria Edna MeloPerfil Prysmo ↗
Médico(a) · SP
🎪 Evento
Disse que o Brasil possui um número elevado de pessoas com obesidade, diabetes, hipertensão e diversas outras doenças crônicas. Observou que, ao se analisar o Atlas, os indicadores sugerem que o país está em uma situação positiva, mas ressaltou que essa percepção não corresponde à realidade e que não é aceitável naturalizar esses números. Afirmou que não há uma regulamentação efetiva sobre a redução do marketing de alimentos e que isso precisa ser modificado, especialmente no que se refere ao aleitamento materno. Destacou que a indústria, mesmo diante de proibições, continua realizando propaganda de fórmulas infantis. Por fim, afirmou que a reforma contempla apenas a tributação de bebidas açucaradas e defendeu a ampliação da tributação para outras categorias, como forma de proteger a população.
Aliado 10Alto risco 2Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
12 manifestações puxadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Vereadores e secretários defenderam coleta seletiva e limpeza urbana; o presidente da Ancat e uma presidente executiva do setor de embalagens cobraram ampliação do uso de conteúdo reciclado em embalagens e Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos; o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT/SP) apoiou a permanência da Coopamare.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 12 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
MDB
3
SOLIDARIEDADE
2
PDT
1
PT
1
PV
1
›ESTADO
PE
3
SP
3
AC
1
PB
1
RJ
1
›ESFERA
Legislativo Local
5
Sociedade Civil
4
Executivo Federal
1
Legislativo Federal
1
Legislativo Estadual
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Eduardo Matarazzo SuplicyPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PT · SP
Aliado
›
Eduardo Matarazzo SuplicyPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PT · SP
📱 Rede social
Visitei novamente a Coopamare junto com a vereadora Luna Zarattini. Me preocupa a decisão da prefeitura em retirar de seu espaço a mais antiga cooperativa de reciclagem do Brasil. A Coopamare gera trabalho, inclusão e sustentabilidade. Seguiremos na luta por sua permanência! https://t.co/eH4Fihih5w
José Ricardo Roriz CoelhoPerfil Prysmo ↗
Presidente
Aliado
›
José Ricardo Roriz CoelhoPerfil Prysmo ↗
Presidente
📱 Rede social
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data essencial para debater a conscientização ecológica e trazer luz ao papel determinante dos materiais na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. No agronegócio, por exemplo, o plástico está presente em sistemas de irrigação, armazenamento, proteção de cultivos e logística. Essas aplicações contribuem para aumentar a produtividade, reduzir perdas, otimizar o uso da água e ampliar a eficiência no campo, ganhos que se alinham diretamente aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à segurança alimentar, gestão eficiente dos recursos naturais e produção responsável. O desafio ambiental está em garantir que os materiais sejam usados de forma eficiente ao longo de todo o seu ciclo de vida, com soluções que reduzam desperdícios e ampliem o aproveitamento dos recursos. Por isso, a agenda da circularidade é tão relevante. Ela permite conciliar desenvolvimento econômico, competitividade e sustentabilidade, ampliando o aproveitamento dos recursos e reduzindo desperdícios ao longo de toda a cadeia produtiva. Construir soluções ambientais exige inovação, tecnologia e uma visão ampla sobre os desafios do presente e do futuro.
Luciana PellegrinoPerfil Prysmo ↗
Presidente Executivo(a)
Aliado
›
Luciana PellegrinoPerfil Prysmo ↗
Presidente Executivo(a)
📱 Rede social
#Dia_Mundial_do_Meio_Ambiente! Celebramos comprometidos em fortalecer o desenvolvimento #sustentável das #embalagens avançando na sustentabilidade nas cadeias de consumo, garantindo eficiência no abastecimento da sociedade, e avançando ao mesmo tempo em circularidade da embalagens, desde engajando os consumidores para o descarte com valor para a reciclagem com o #Lupinha (lupinha.org.br) e seguindo critérios técnicos, normas e regulamentos internacionais e nacionais para avançar nas estruturas de embalagens desenhadas para a reciclagem e no uso de matérias-primas recicladas, conforme permissão da ANVISA bem como especificações técnicas e tecnológicas de performance das embalagens. ABRE Associação Brasileira de Embalagem
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
Aliado
›
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
📱 Rede social
7 de Junho | Dia Nacional da Luta dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Neste 7 de junho, celebramos o Dia Nacional da Luta dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e os 25 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), uma trajetória construída com organização, resistência e mobilização popular. São 25 anos de uma luta coletiva que transformou a realidade da categoria e garantiu importantes conquistas para milhares de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil. Ao longo dessas décadas, os Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis mostraram que não existe reciclagem, economia circular ou sustentabilidade sem o protagonismo de quem está diariamente nas ruas, galpões, associações e cooperativas recuperando materiais e preservando o meio ambiente. Nossa história é marcada pela defesa de direitos, pela inclusão social e pelo reconhecimento da categoria como agente fundamental para o desenvolvimento sustentável do País. Seguimos unidos, fortalecendo nossas organizações e reafirmando o compromisso de avançar na luta por trabalho digno, remuneração justa, valorização da reciclagem popular e ampliação das políticas públicas para a categoria. Celebrar os 25 anos do MNCR é honrar nossa história e renovar a esperança de um futuro construído com mais direitos, reconhecimento e protagonismo para todos os Catadores e Catadoras. Ancat • MNCR • Unicatadores
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
Aliado
›
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
📱 Rede social
UM CHAMADO À REFLEXÃO E À AÇÃO “É preciso olhar melhor para quem cuida do planeta com as próprias mãos. A Ancat defende políticas públicas que fortaleçam a reciclagem com a participação dos Catadores, ampliem a contratação de Cooperativas e Catadores autônomos, garantam remuneração justa pelos materiais recicláveis, valorizem a educação ambiental e assegurem o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU). Também é fundamental ampliar o uso de conteúdo reciclado nas embalagens e fortalecer a valorização econômica dos materiais recicláveis, impulsionando a economia circular e a geração de trabalho e renda no Brasil. As questões tributárias e os desafios enfrentados pelo mercado de recicláveis impactam diretamente a geração de trabalho e renda de milhares de Catadores e Catadoras. Por isso, é necessário construir soluções que estimulem a economia circular, fortaleçam a reciclagem popular e reconheçam o papel estratégico da nossa categoria. Em meio aos desafios ambientais e climáticos que o mundo enfrenta, seguimos trabalhando todos os dias pela preservação do meio ambiente, pela inclusão social e por um futuro mais sustentável para todos.”
Marcos Paulo Barbosa TavaresPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PDT · RJ
Aliado
›
Marcos Paulo Barbosa TavaresPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PDT · RJ
📱 Rede social
Transformar o antigo lixão de Jardim Gramacho em um Parque Natural Municipal não é apenas um projeto ambiental, é uma reparação histórica com a Baixada Fluminense. Como autor da Indicação INC 930/2023, estou lutando diretamente junto ao Ministério do Meio Ambiente pela liberação dos recursos necessários para tirar essa iniciativa do papel. Nosso objetivo é claro e inegociável: promover a recuperação ecológica de uma área que sofreu por décadas, fomentar a educação ambiental e proteger a nossa biodiversidade local. Infelizmente a prefeitura é omissa, não cadastra projetos, não entra com sua parcela, já coloquei nossa emenda parlamentar com contribuição. Duque de Caxias merece deixar o passado de degradação para trás e respirar um futuro de sustentabilidade, dignidade e respeito à vida!
Antônio Fábio Soares CarneiroPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · SOLIDARIEDADE · João Pessoa · PB
Aliado
›
Antônio Fábio Soares CarneiroPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · SOLIDARIEDADE · João Pessoa · PB
📱 Rede social
CRISE SEM FIM NO LIXO DE JOÃO PESSOA Infelizmente, a situação da limpeza urbana em nossa cidade só se agrava. Agora, os trabalhadores da coleta de lixo aprovaram um indicativo de greve por tempo indeterminado, justamente às vésperas do período junino, quando João Pessoa recebe mais visitantes e aumenta a produção de resíduos. A população merece respostas. Quais são os motivos que levaram a categoria a tomar essa decisão? O que a EMLUR, as empresas contratadas e a Prefeitura estão fazendo para evitar a paralisação e garantir a continuidade de um serviço essencial? O momento exige diálogo, transparência e responsabilidade. A cidade não pode ser penalizada por uma crise que parece não ter fim. Seguiremos fiscalizando e cobrando soluções para que João Pessoa não enfrente mais transtornos. 👉 Você também está preocupado com essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe nossas redes para receber informações e cobranças em defesa da população. #JoãoPessoa #Fiscalização #LimpezaUrbana
Fabiano FerrazPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
Aliado
›
Fabiano FerrazPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
📱 Rede social
🌱 Pequenas atitudes nos ajudam a construir uma cidade mais sustentável. No Dia Mundial do Meio Ambiente reforço a minha luta para que o Recife preserve os seus recursos naturais, por isso cobro que tanto o Poder Público quanto a população façam a sua parte. A preservação das áreas verdes, dos recursos hídricos e o descarte correto de resíduos fazem uma grande diferença. Um exemplo do nosso trabalho é a luta constante pela limpeza do Riacho Camaragibe, em Nova Morada, assim como dos outros rios do Recife. Que esta data sirva de reflexão e inspiração para que o respeito à natureza esteja presente em nossas ações todos os dias. 🌎💚 #VereadorFabianoFerraz #FabianoFerraz #DiaDoMeioAmbiente #Sustentabilidade #Recife
Adalberto Felicio Maluf FilhoPerfil Prysmo ↗
Secretário(a) · PV
Aliado
›
Adalberto Felicio Maluf FilhoPerfil Prysmo ↗
Secretário(a) · PV
📱 Rede social
No Fórum Global de Resíduo Zero (Zero Waste Fórum: road to Antalya) a caminho da COP31, apresentamos o Plano de aceleração NOW (No organic Waste) lançado na COP30 em Belém, que reúne mais de 10 iniciativas globais para redução do desperdício de alimentos, promoção de bancos de alimentos, apoio a municípios para compostagem e triagem de resíduos, inserção de cooperativas de catadores com remuneração justa (FairTon), geração de biogás e captura de metano, entre outras ações. O plano é coordenado pela CCAC, a Coalização Clima e Ar Limpo, co-presidida pelo Brasil, e já viabilizou mais de US$ 30 milhões para apoio a projetos pelo mundo. No Brasil, 8 cidades recebem apoio via LOW (Lowering Organic Waste) com apoio da C40, GMH e MMA. Cerca de 50 milhões de pessoas já se beneficiam dos bancos de alimentos pelo mundo, uma agenda muito importante à agenda de mitigação climática. E a iniciativa FairTon, liderada pela Aliança Internacional de Catadores (IAWP) presidida por Severino, vai criar ferramentas para ajudar cooperativas a entender seu real impacto ambiental e viabilizar créditos de carbono para o setor. Muitas outras ações estão reunidas no Plano, escolhido pela COP31 como um dos prioritários dentro da agenda de implementação de Marrakech. #COP30 #COP31 #CCAC
Moacir Pereira dos Santos JúniorPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · SOLIDARIEDADE · Rio Branco · AC
Aliado
›
Moacir Pereira dos Santos JúniorPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · SOLIDARIEDADE · Rio Branco · AC
📱 Rede social
Se for para cobrar, temos que dar o exemplo primeiro. ✅🚀 Apresentei um projeto de lei, já em votação, que dispõe sobre a obrigatoriedade da coleta seletiva e da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos descartáveis nos órgãos da Administração Pública Municipal de Rio Branco. ♻️🌏
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
Alto risco
›
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
📱 Rede social
🌎 Cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas. 🍃🌿 É combater o descarte irregular de lixo, instalar lixeiras nas comunidades, limpar canais, proteger encostas e investir em educação ambiental.
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
Alto risco
›
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
📱 Rede social
Cuidar do meio ambiente também é uma das nossas lutas. 👊🏼 É defender a limpeza dos canais, combater o descarte irregular de lixo, instalar lixeiras nas comunidades, proteger as encostas e investir em prevenção para salvar vidas!
Aliado 5Alto risco 2Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
7 manifestações no Dia Mundial da Segurança Alimentar (7/6). Vereadores e deputados estaduais destacaram programas locais (Leite para a Primeira Infância em Minas, Amapá Sem Fome, Armazéns da Família em Curitiba); duas repercutiram matéria do governo do Acre sobre o PAA com posicionamento neutro do cliente.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 5 (71%)
📰 Notícia: 2 (29%)
PERFIL
›PARTIDO
PP
2
PDT
1
PL
1
PODE
1
REPUBLICANOS
1
UNIÃO
1
›ESTADO
AC
4
AP
1
MG
1
PR
1
›ESFERA
Legislativo Local
3
Legislativo Estadual
2
Executivo Estadual
1
Legislativo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Alessandra Diniz Portela SilveiraPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PL · MG
Aliado
›
Alessandra Diniz Portela SilveiraPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PL · MG
📱 Rede social
Esta foto traduz muito do que me move na vida pública: cuidar das pessoas, especialmente das nossas crianças. Sentada ao lado da Maria Alice, na zona rural de Janaúba, na comunidade do Tira-Fogo, fui lembrada de que as grandes políticas públicas só fazem sentido quando chegam a quem mais precisa. Cada criança atendida representa um futuro com mais oportunidades, dignidade e esperança. Foi com esse propósito que trabalhamos para levar o Programa Leite para a Primeira Infância ao Norte de Minas. Uma iniciativa que fortalece a segurança alimentar, combate a desnutrição e garante um alimento essencial para o desenvolvimento saudável das nossas crianças nos primeiros anos de vida. Os resultados mostram a força dessa política pública: mais de 20 mil famílias beneficiadas e quase 2 milhões de litros de leite distribuídos em Minas Gerais. Números que representam muito mais do que estatísticas representam mães tranquilas, crianças mais saudáveis e famílias amparadas. Defender a infância é investir no futuro. E estar presente em comunidades como esta, ouvindo as famílias e olhando nos olhos das crianças, reforça a certeza de que estamos no caminho certo: construindo um estado mais justo, onde nenhuma criança seja deixada para trás. ❤️👧🥛🌱
José Luis SchaferPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PDT · AC
Aliado
›
José Luis SchaferPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PDT · AC
📱 Rede social
Segurança alimentar é ter a certeza de que o alimento chegará à mesa das famílias.🤝🏻✅ Neste Dia Mundial da Segurança Alimentar, reforço a importância de políticas públicas que garantam produção, acesso e qualidade dos alimentos que abastecem o nosso estado. Quando fortalecemos a agricultura familiar, apoiamos quem produz e criamos oportunidades no campo, estamos também fortalecendo a segurança alimentar da nossa população. Garantir alimento de qualidade para as pessoas é um compromisso que precisa estar presente todos os dias. 👏🏻
Aline Paranhos Varonil GurgelPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · UNIÃO · AP
Aliado
›
Aline Paranhos Varonil GurgelPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · UNIÃO · AP
📱 Rede social
Mais uma ação do projeto Amigos do Bem, levando segurança alimentar, dignidade, respeito e acompanhamento nutricional para crianças e famílias que mais precisam. O programa Amapá Sem Fome é uma iniciativa que transforma vidas e fortalece a proteção social em todo o estado. Tenho orgulho de, ao lado do senador Davi Alcolumbre, ser autora da emenda parlamentar que contribuiu para ampliar esse atendimento, alcançando mais de 170 mil pessoas no Amapá. Nosso mandato é feito de presença, compromisso e resultados, sempre trabalhando para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para a população. #AmigosDoBem #AmapáSemFome #SegurançaAlimentar #PrimeiraInfância #AlineGurgel #TrabalhoQueTransforma #Amapá
Meri Jane Vidal MartinsPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · REPUBLICANOS · Curitiba · PR
Aliado
›
Meri Jane Vidal MartinsPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · REPUBLICANOS · Curitiba · PR
📱 Rede social
Nesta última quarta-feira, por proposição do nosso mandato na Câmara Municipal de Curitiba, a Tribuna Livre recebeu o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, para apresentar as ações e os resultados das políticas públicas de combate à fome e promoção da segurança alimentar em nossa cidade. Durante a apresentação, foram destacados os avanços dos 33 Armazéns da Família, que atendem mais de 360 mil famílias cadastradas, além dos restaurantes populares, do programa Mesa Solidária, do Banco de Alimentos e das hortas urbanas, iniciativas que garantem acesso a alimentos de qualidade com preços acessíveis para milhares de curitibanos. A discussão reforçou a importância de fortalecer políticas públicas que promovam dignidade, inclusão social e qualidade de vida, especialmente para as famílias que mais precisam. Seguimos trabalhando para ampliar o acesso à alimentação e apoiar ações que façam a diferença na vida da população. Nosso agradecimento ao secretário Leverci Silveira Filho pela participação e a todos os vereadores que contribuíram para este importante debate.
Felipe Sandri SchaferPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PP · Rio Branco · AC
Aliado
›
Felipe Sandri SchaferPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PP · Rio Branco · AC
📱 Rede social
Garantir segurança alimentar é muito mais do que garantir comida na mesa. É garantir acesso a alimentos de qualidade, informação e hábitos saudáveis desde a infância.🍽️✅ Foi pensando nisso que nasceu a Lei Municipal nº 2.674/2026, que fortalece a alimentação saudável no ambiente escolar e ajuda a construir uma relação mais consciente das nossas crianças com aquilo que elas consomem todos os dias. Neste Dia Mundial da Segurança Alimentar, reforçamos uma convicção simples: cuidar da alimentação das nossas crianças é cuidar do futuro de Rio Branco.🤝🏻
João Paulo Silva E SilvaPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PODE · Rio Branco · AC
Alto risco
›
João Paulo Silva E SilvaPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PODE · Rio Branco · AC
📰 Notícia
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre
O governo do Acre tem intensificado o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Neste Dia Mundial de Combate à Insegurança Alimentar, celebrado em 7 de junho, o Estado destaca as principais iniciativas desenvolvidas para garantir alimentação de qualidade à população acreana.
Esse trabalho é feito por diversas secretarias estaduais num trabalho integrado, com destaque para a atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Depsan).
"Temos atuado de forma permanente na agenda de combate à fome e promoção da alimentação saudável. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas nos 22 municípios, garantindo comida de verdade para quem mais precisa. Combater a fome é o ponto de partida para assegurar qualidade de vida e dignidade à população acreana", afirma a governadora Mailza Assis.
Cozinhas Solidárias ampliam acesso à alimentação
Entre as iniciativas apoiadas pelo governo estadual estão as duas Cozinhas Solidárias Marielle Franco, localizadas nos bairros Defesa Civil, da Paz e Ocupação Mutambo, no Eldorado, todas em Rio Branco.
A SEASDH firmou um termo de fomento de R$ 156 mil para apoiar a manutenção e custeio incluindo a produção e distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além do repasse financeiro, o Estado também investiu mais de R$ 70 mil em infraestrutura e equipamentos para fortalecer o funcionamento das cozinhas e ampliar sua capacidade de atendimento.
Atualmente, as duas unidades produzem aproximadamente 500 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de 10 mil refeições por mês.
As cozinhas representam uma importante parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, sendo reconhecidas como uma tecnologia social eficiente no enfrentamento da fome e na promoção da alimentação saudável.
"O combate à fome e à insegurança alimentar é uma das prioridades do governo do Acre. Sob a liderança da governadora Mailza Assis, temos fortalecido uma rede de ações que vai desde o apoio à agricultura familiar e à produção de alimentos até a garantia de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos ampliando a adesão dos municípios ao Sisan, fortalecendo as cozinhas solidárias, incentivando a implantação de hortas comunitárias e levando políticas públicas até as localidades mais distantes do estado. Nosso compromisso é assegurar que a população acreana tenha acesso a uma alimentação adequada, saudável e digna, promovendo inclusão social e cidadania", destaca o titular da SEASDH, João Paulo Silva.
Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultores e beneficia famílias
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre. Presente nos 22 municípios, o programa já destinou mais de R$ 11,27 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e indígenas, beneficiando quase 2 mil produtores rurais.
Os produtos adquiridos são distribuídos para hospitais, unidades socioassistenciais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas indígenas e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Números do PAA no Acre
* Mais de R$ 11,27 milhões investidos na compra e distribuição de alimentos da agricultura familiar e indígena;
* Quase 2 mil produtores rurais e indígenas beneficiados;
* Atuação nos 22 municípios acreanos, incluindo áreas rurais, ribeirinhas e terras indígenas;
* Atendimento a uma ampla rede de instituições socioassistenciais e de saúde;
* No PAA Indígena, 141 agricultores de 19 aldeias da Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil, foram cadastrados e beneficiados pelo programa.
Fortalecimento do Sisan e apoio aos municípios
Uma das principais estratégias do governo estadual tem sido o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliando a adesão dos municípios acreanos e fortalecendo a articulação entre Estado e prefeituras para a implementação de políticas permanentes de enfrentamento à insegurança alimentar.
Como parte desse processo, a SEASDH realizou uma ação inédita nos municípios de difícil acesso. Pela primeira vez, uma equipe da secretaria percorreu Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus para dialogar diretamente com gestores municipais e lideranças locais sobre a ampliação das políticas de segurança alimentar.
Durante as visitas, foram iniciadas as tratativas para formalização de convênios que garantirão o repasse de R$ 200 mil a cada município para implantação de hortas e cozinhas comunitárias. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e fortalecer a produção local, especialmente em regiões que enfrentam desafios logísticos mais complexos.
Pela proposta, o Estado ficará responsável pelo repasse dos recursos e pela disponibilização dos kits e equipamentos necessários para a execução dos projetos. Já os municípios responderão pela gestão, manutenção dos espaços e operacionalização das ações.
Paralelamente, a SEASDH tem intensificado o apoio técnico às prefeituras na estruturação de conselhos, câmaras intersetoriais e demais instrumentos de gestão voltados à segurança alimentar e nutricional.
Programa Prato Extra reforça a alimentação escolar
Por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o governo desenvolve o Programa Prato Extra, iniciativa que fortalece a alimentação escolar e contribui para a permanência dos estudantes na rede pública de ensino.
A ação beneficia diariamente mais de 130 mil estudantes da rede estadual, distribuídos em cerca de 610 escolas nos 22 municípios acreanos. As refeições são planejadas por nutricionistas e adaptadas às necessidades de cada faixa etária.
Nas escolas de ensino regular são ofertadas duas refeições por dia. Já nas unidades de tempo integral, os alunos recebem três refeições diárias, fortalecendo o aprendizado, o desenvolvimento nutricional e a permanência na escola.
Banco de Leite Humano salva vidas e fortalece a nutrição infantil
Outra importante frente de atuação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Banco de Leite Humano, responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O serviço é fundamental para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros e de baixo peso, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e para o desenvolvimento saudável das crianças.
Somente em 2025, o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, coletou 568 litros de leite materno. Desse total, 245 litros foram pasteurizados e 516 litros distribuídos para bebês internados na própria maternidade e no Hospital Santa Juliana.
Além da coleta e distribuição, a equipe realiza visitas domiciliares, captação de doadoras, orientação sobre amamentação e acompanhamento das mães lactantes.
Em 2025, o Acre também recebeu R$ 360 mil em investimentos federais para qualificação dos bancos de leite de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a capacidade de coleta, processamento, armazenamento e distribuição do leite humano.
Outras ações de combate à fome
Fortalecimento da Caisan
O governo estadual reativou e fortaleceu a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ampliando a articulação entre diferentes órgãos públicos para o planejamento e execução de políticas integradas.
Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
O Acre iniciou a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan), instrumento estratégico para orientar ações de combate à fome, identificar territórios prioritários e integrar políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
Adesão ao Protocolo Brasil Sem Fome
O Estado aderiu ao Protocolo Brasil Sem Fome, iniciativa que amplia o suporte técnico aos municípios e fortalece o acesso a programas e recursos federais.
Cooperação técnica com municípios
A SEASDH tem promovido agendas de assessoramento e capacitação junto às prefeituras para implantação e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar, elaboração de políticas locais e adesão ao Sisan.
Incentivo às hortas comunitárias
Além da distribuição de refeições, o governo incentiva a produção de hortaliças e alimentos em comunidades, fortalecendo a alimentação saudável e a autonomia das famílias beneficiadas.
Assistência em situações de emergência
Durante enchentes e alagações, o Estado coordena campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, água e itens essenciais para famílias atingidas.
Ampliação da rede de equipamentos públicos
Entre as metas do governo estão a implantação de restaurantes populares, a expansão das cozinhas comunitárias e o fortalecimento da rede de equipamentos públicos voltados à garantia do direito humano à alimentação adequada.
Com ações que vão da produção rural à alimentação escolar, passando pela assistência social e pela saúde, o governo do Acre consolida uma rede de proteção voltada à promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a redução da fome e das desigualdades em todo o estado.
O governo do Acre tem intensificado o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Neste Dia Mundial de Combate à Insegurança Alimentar, celebrado em 7 de junho, o Estado destaca as principais iniciativas desenvolvidas para garantir alimentação de qualidade à população acreana.
Esse trabalho é feito por diversas secretarias estaduais num trabalho integrado, com destaque para a atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Depsan).
"Temos atuado de forma permanente na agenda de combate à fome e promoção da alimentação saudável. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas nos 22 municípios, garantindo comida de verdade para quem mais precisa. Combater a fome é o ponto de partida para assegurar qualidade de vida e dignidade à população acreana", afirma a governadora Mailza Assis.
Cozinhas Solidárias ampliam acesso à alimentação
Entre as iniciativas apoiadas pelo governo estadual estão as duas Cozinhas Solidárias Marielle Franco, localizadas nos bairros Defesa Civil, da Paz e Ocupação Mutambo, no Eldorado, todas em Rio Branco.
A SEASDH firmou um termo de fomento de R$ 156 mil para apoiar a manutenção e custeio incluindo a produção e distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além do repasse financeiro, o Estado também investiu mais de R$ 70 mil em infraestrutura e equipamentos para fortalecer o funcionamento das cozinhas e ampliar sua capacidade de atendimento.
Atualmente, as duas unidades produzem aproximadamente 500 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de 10 mil refeições por mês.
As cozinhas representam uma importante parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, sendo reconhecidas como uma tecnologia social eficiente no enfrentamento da fome e na promoção da alimentação saudável.
"O combate à fome e à insegurança alimentar é uma das prioridades do governo do Acre. Sob a liderança da governadora Mailza Assis, temos fortalecido uma rede de ações que vai desde o apoio à agricultura familiar e à produção de alimentos até a garantia de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos ampliando a adesão dos municípios ao Sisan, fortalecendo as cozinhas solidárias, incentivando a implantação de hortas comunitárias e levando políticas públicas até as localidades mais distantes do estado. Nosso compromisso é assegurar que a população acreana tenha acesso a uma alimentação adequada, saudável e digna, promovendo inclusão social e cidadania", destaca o titular da SEASDH, João Paulo Silva.
Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultores e beneficia famílias
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre. Presente nos 22 municípios, o programa já destinou mais de R$ 11,27 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e indígenas, beneficiando quase 2 mil produtores rurais.
Os produtos adquiridos são distribuídos para hospitais, unidades socioassistenciais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas indígenas e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Números do PAA no Acre
* Mais de R$ 11,27 milhões investidos na compra e distribuição de alimentos da agricultura familiar e indígena;
* Quase 2 mil produtores rurais e indígenas beneficiados;
* Atuação nos 22 municípios acreanos, incluindo áreas rurais, ribeirinhas e terras indígenas;
* Atendimento a uma ampla rede de instituições socioassistenciais e de saúde;
* No PAA Indígena, 141 agricultores de 19 aldeias da Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil, foram cadastrados e beneficiados pelo programa.
Fortalecimento do Sisan e apoio aos municípios
Uma das principais estratégias do governo estadual tem sido o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliando a adesão dos municípios acreanos e fortalecendo a articulação entre Estado e prefeituras para a implementação de políticas permanentes de enfrentamento à insegurança alimentar.
Como parte desse processo, a SEASDH realizou uma ação inédita nos municípios de difícil acesso. Pela primeira vez, uma equipe da secretaria percorreu Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus para dialogar diretamente com gestores municipais e lideranças locais sobre a ampliação das políticas de segurança alimentar.
Durante as visitas, foram iniciadas as tratativas para formalização de convênios que garantirão o repasse de R$ 200 mil a cada município para implantação de hortas e cozinhas comunitárias. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e fortalecer a produção local, especialmente em regiões que enfrentam desafios logísticos mais complexos.
Pela proposta, o Estado ficará responsável pelo repasse dos recursos e pela disponibilização dos kits e equipamentos necessários para a execução dos projetos. Já os municípios responderão pela gestão, manutenção dos espaços e operacionalização das ações.
Paralelamente, a SEASDH tem intensificado o apoio técnico às prefeituras na estruturação de conselhos, câmaras intersetoriais e demais instrumentos de gestão voltados à segurança alimentar e nutricional.
Programa Prato Extra reforça a alimentação escolar
Por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o governo desenvolve o Programa Prato Extra, iniciativa que fortalece a alimentação escolar e contribui para a permanência dos estudantes na rede pública de ensino.
A ação beneficia diariamente mais de 130 mil estudantes da rede estadual, distribuídos em cerca de 610 escolas nos 22 municípios acreanos. As refeições são planejadas por nutricionistas e adaptadas às necessidades de cada faixa etária.
Nas escolas de ensino regular são ofertadas duas refeições por dia. Já nas unidades de tempo integral, os alunos recebem três refeições diárias, fortalecendo o aprendizado, o desenvolvimento nutricional e a permanência na escola.
Banco de Leite Humano salva vidas e fortalece a nutrição infantil
Outra importante frente de atuação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Banco de Leite Humano, responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O serviço é fundamental para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros e de baixo peso, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e para o desenvolvimento saudável das crianças.
Somente em 2025, o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, coletou 568 litros de leite materno. Desse total, 245 litros foram pasteurizados e 516 litros distribuídos para bebês internados na própria maternidade e no Hospital Santa Juliana.
Além da coleta e distribuição, a equipe realiza visitas domiciliares, captação de doadoras, orientação sobre amamentação e acompanhamento das mães lactantes.
Em 2025, o Acre também recebeu R$ 360 mil em investimentos federais para qualificação dos bancos de leite de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a capacidade de coleta, processamento, armazenamento e distribuição do leite humano.
Outras ações de combate à fome
Fortalecimento da Caisan
O governo estadual reativou e fortaleceu a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ampliando a articulação entre diferentes órgãos públicos para o planejamento e execução de políticas integradas.
Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
O Acre iniciou a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan), instrumento estratégico para orientar ações de combate à fome, identificar territórios prioritários e integrar políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
Adesão ao Protocolo Brasil Sem Fome
O Estado aderiu ao Protocolo Brasil Sem Fome, iniciativa que amplia o suporte técnico aos municípios e fortalece o acesso a programas e recursos federais.
Cooperação técnica com municípios
A SEASDH tem promovido agendas de assessoramento e capacitação junto às prefeituras para implantação e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar, elaboração de políticas locais e adesão ao Sisan.
Incentivo às hortas comunitárias
Além da distribuição de refeições, o governo incentiva a produção de hortaliças e alimentos em comunidades, fortalecendo a alimentação saudável e a autonomia das famílias beneficiadas.
Assistência em situações de emergência
Durante enchentes e alagações, o Estado coordena campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, água e itens essenciais para famílias atingidas.
Ampliação da rede de equipamentos públicos
Entre as metas do governo estão a implantação de restaurantes populares, a expansão das cozinhas comunitárias e o fortalecimento da rede de equipamentos públicos voltados à garantia do direito humano à alimentação adequada.
Com ações que vão da produção rural à alimentação escolar, passando pela assistência social e pela saúde, o governo do Acre consolida uma rede de proteção voltada à promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a redução da fome e das desigualdades em todo o estado.
Mailza Assis da SilvaPerfil Prysmo ↗
Governador(a) · PP · AC
Alto risco
›
Mailza Assis da SilvaPerfil Prysmo ↗
Governador(a) · PP · AC
📰 Notícia
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre
O governo do Acre tem intensificado o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Neste Dia Mundial de Combate à Insegurança Alimentar, celebrado em 7 de junho, o Estado destaca as principais iniciativas desenvolvidas para garantir alimentação de qualidade à população acreana.
Esse trabalho é feito por diversas secretarias estaduais num trabalho integrado, com destaque para a atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Depsan).
"Temos atuado de forma permanente na agenda de combate à fome e promoção da alimentação saudável. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas nos 22 municípios, garantindo comida de verdade para quem mais precisa. Combater a fome é o ponto de partida para assegurar qualidade de vida e dignidade à população acreana", afirma a governadora Mailza Assis.
Cozinhas Solidárias ampliam acesso à alimentação
Entre as iniciativas apoiadas pelo governo estadual estão as duas Cozinhas Solidárias Marielle Franco, localizadas nos bairros Defesa Civil, da Paz e Ocupação Mutambo, no Eldorado, todas em Rio Branco.
A SEASDH firmou um termo de fomento de R$ 156 mil para apoiar a manutenção e custeio incluindo a produção e distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além do repasse financeiro, o Estado também investiu mais de R$ 70 mil em infraestrutura e equipamentos para fortalecer o funcionamento das cozinhas e ampliar sua capacidade de atendimento.
Atualmente, as duas unidades produzem aproximadamente 500 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de 10 mil refeições por mês.
As cozinhas representam uma importante parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, sendo reconhecidas como uma tecnologia social eficiente no enfrentamento da fome e na promoção da alimentação saudável.
"O combate à fome e à insegurança alimentar é uma das prioridades do governo do Acre. Sob a liderança da governadora Mailza Assis, temos fortalecido uma rede de ações que vai desde o apoio à agricultura familiar e à produção de alimentos até a garantia de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos ampliando a adesão dos municípios ao Sisan, fortalecendo as cozinhas solidárias, incentivando a implantação de hortas comunitárias e levando políticas públicas até as localidades mais distantes do estado. Nosso compromisso é assegurar que a população acreana tenha acesso a uma alimentação adequada, saudável e digna, promovendo inclusão social e cidadania", destaca o titular da SEASDH, João Paulo Silva.
Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultores e beneficia famílias
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre. Presente nos 22 municípios, o programa já destinou mais de R$ 11,27 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e indígenas, beneficiando quase 2 mil produtores rurais.
Os produtos adquiridos são distribuídos para hospitais, unidades socioassistenciais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas indígenas e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Números do PAA no Acre
* Mais de R$ 11,27 milhões investidos na compra e distribuição de alimentos da agricultura familiar e indígena;
* Quase 2 mil produtores rurais e indígenas beneficiados;
* Atuação nos 22 municípios acreanos, incluindo áreas rurais, ribeirinhas e terras indígenas;
* Atendimento a uma ampla rede de instituições socioassistenciais e de saúde;
* No PAA Indígena, 141 agricultores de 19 aldeias da Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil, foram cadastrados e beneficiados pelo programa.
Fortalecimento do Sisan e apoio aos municípios
Uma das principais estratégias do governo estadual tem sido o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliando a adesão dos municípios acreanos e fortalecendo a articulação entre Estado e prefeituras para a implementação de políticas permanentes de enfrentamento à insegurança alimentar.
Como parte desse processo, a SEASDH realizou uma ação inédita nos municípios de difícil acesso. Pela primeira vez, uma equipe da secretaria percorreu Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus para dialogar diretamente com gestores municipais e lideranças locais sobre a ampliação das políticas de segurança alimentar.
Durante as visitas, foram iniciadas as tratativas para formalização de convênios que garantirão o repasse de R$ 200 mil a cada município para implantação de hortas e cozinhas comunitárias. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e fortalecer a produção local, especialmente em regiões que enfrentam desafios logísticos mais complexos.
Pela proposta, o Estado ficará responsável pelo repasse dos recursos e pela disponibilização dos kits e equipamentos necessários para a execução dos projetos. Já os municípios responderão pela gestão, manutenção dos espaços e operacionalização das ações.
Paralelamente, a SEASDH tem intensificado o apoio técnico às prefeituras na estruturação de conselhos, câmaras intersetoriais e demais instrumentos de gestão voltados à segurança alimentar e nutricional.
Programa Prato Extra reforça a alimentação escolar
Por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o governo desenvolve o Programa Prato Extra, iniciativa que fortalece a alimentação escolar e contribui para a permanência dos estudantes na rede pública de ensino.
A ação beneficia diariamente mais de 130 mil estudantes da rede estadual, distribuídos em cerca de 610 escolas nos 22 municípios acreanos. As refeições são planejadas por nutricionistas e adaptadas às necessidades de cada faixa etária.
Nas escolas de ensino regular são ofertadas duas refeições por dia. Já nas unidades de tempo integral, os alunos recebem três refeições diárias, fortalecendo o aprendizado, o desenvolvimento nutricional e a permanência na escola.
Banco de Leite Humano salva vidas e fortalece a nutrição infantil
Outra importante frente de atuação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Banco de Leite Humano, responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O serviço é fundamental para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros e de baixo peso, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e para o desenvolvimento saudável das crianças.
Somente em 2025, o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, coletou 568 litros de leite materno. Desse total, 245 litros foram pasteurizados e 516 litros distribuídos para bebês internados na própria maternidade e no Hospital Santa Juliana.
Além da coleta e distribuição, a equipe realiza visitas domiciliares, captação de doadoras, orientação sobre amamentação e acompanhamento das mães lactantes.
Em 2025, o Acre também recebeu R$ 360 mil em investimentos federais para qualificação dos bancos de leite de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a capacidade de coleta, processamento, armazenamento e distribuição do leite humano.
Outras ações de combate à fome
Fortalecimento da Caisan
O governo estadual reativou e fortaleceu a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ampliando a articulação entre diferentes órgãos públicos para o planejamento e execução de políticas integradas.
Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
O Acre iniciou a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan), instrumento estratégico para orientar ações de combate à fome, identificar territórios prioritários e integrar políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
Adesão ao Protocolo Brasil Sem Fome
O Estado aderiu ao Protocolo Brasil Sem Fome, iniciativa que amplia o suporte técnico aos municípios e fortalece o acesso a programas e recursos federais.
Cooperação técnica com municípios
A SEASDH tem promovido agendas de assessoramento e capacitação junto às prefeituras para implantação e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar, elaboração de políticas locais e adesão ao Sisan.
Incentivo às hortas comunitárias
Além da distribuição de refeições, o governo incentiva a produção de hortaliças e alimentos em comunidades, fortalecendo a alimentação saudável e a autonomia das famílias beneficiadas.
Assistência em situações de emergência
Durante enchentes e alagações, o Estado coordena campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, água e itens essenciais para famílias atingidas.
Ampliação da rede de equipamentos públicos
Entre as metas do governo estão a implantação de restaurantes populares, a expansão das cozinhas comunitárias e o fortalecimento da rede de equipamentos públicos voltados à garantia do direito humano à alimentação adequada.
Com ações que vão da produção rural à alimentação escolar, passando pela assistência social e pela saúde, o governo do Acre consolida uma rede de proteção voltada à promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a redução da fome e das desigualdades em todo o estado.
O governo do Acre tem intensificado o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Neste Dia Mundial de Combate à Insegurança Alimentar, celebrado em 7 de junho, o Estado destaca as principais iniciativas desenvolvidas para garantir alimentação de qualidade à população acreana.
Esse trabalho é feito por diversas secretarias estaduais num trabalho integrado, com destaque para a atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Depsan).
"Temos atuado de forma permanente na agenda de combate à fome e promoção da alimentação saudável. Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas nos 22 municípios, garantindo comida de verdade para quem mais precisa. Combater a fome é o ponto de partida para assegurar qualidade de vida e dignidade à população acreana", afirma a governadora Mailza Assis.
Cozinhas Solidárias ampliam acesso à alimentação
Entre as iniciativas apoiadas pelo governo estadual estão as duas Cozinhas Solidárias Marielle Franco, localizadas nos bairros Defesa Civil, da Paz e Ocupação Mutambo, no Eldorado, todas em Rio Branco.
A SEASDH firmou um termo de fomento de R$ 156 mil para apoiar a manutenção e custeio incluindo a produção e distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além do repasse financeiro, o Estado também investiu mais de R$ 70 mil em infraestrutura e equipamentos para fortalecer o funcionamento das cozinhas e ampliar sua capacidade de atendimento.
Atualmente, as duas unidades produzem aproximadamente 500 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de 10 mil refeições por mês.
As cozinhas representam uma importante parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, sendo reconhecidas como uma tecnologia social eficiente no enfrentamento da fome e na promoção da alimentação saudável.
"O combate à fome e à insegurança alimentar é uma das prioridades do governo do Acre. Sob a liderança da governadora Mailza Assis, temos fortalecido uma rede de ações que vai desde o apoio à agricultura familiar e à produção de alimentos até a garantia de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos ampliando a adesão dos municípios ao Sisan, fortalecendo as cozinhas solidárias, incentivando a implantação de hortas comunitárias e levando políticas públicas até as localidades mais distantes do estado. Nosso compromisso é assegurar que a população acreana tenha acesso a uma alimentação adequada, saudável e digna, promovendo inclusão social e cidadania", destaca o titular da SEASDH, João Paulo Silva.
Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultores e beneficia famílias
Executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais ferramentas de combate à fome no Acre. Presente nos 22 municípios, o programa já destinou mais de R$ 11,27 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e indígenas, beneficiando quase 2 mil produtores rurais.
Os produtos adquiridos são distribuídos para hospitais, unidades socioassistenciais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), escolas indígenas e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Números do PAA no Acre
* Mais de R$ 11,27 milhões investidos na compra e distribuição de alimentos da agricultura familiar e indígena;
* Quase 2 mil produtores rurais e indígenas beneficiados;
* Atuação nos 22 municípios acreanos, incluindo áreas rurais, ribeirinhas e terras indígenas;
* Atendimento a uma ampla rede de instituições socioassistenciais e de saúde;
* No PAA Indígena, 141 agricultores de 19 aldeias da Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil, foram cadastrados e beneficiados pelo programa.
Fortalecimento do Sisan e apoio aos municípios
Uma das principais estratégias do governo estadual tem sido o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliando a adesão dos municípios acreanos e fortalecendo a articulação entre Estado e prefeituras para a implementação de políticas permanentes de enfrentamento à insegurança alimentar.
Como parte desse processo, a SEASDH realizou uma ação inédita nos municípios de difícil acesso. Pela primeira vez, uma equipe da secretaria percorreu Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus para dialogar diretamente com gestores municipais e lideranças locais sobre a ampliação das políticas de segurança alimentar.
Durante as visitas, foram iniciadas as tratativas para formalização de convênios que garantirão o repasse de R$ 200 mil a cada município para implantação de hortas e cozinhas comunitárias. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e fortalecer a produção local, especialmente em regiões que enfrentam desafios logísticos mais complexos.
Pela proposta, o Estado ficará responsável pelo repasse dos recursos e pela disponibilização dos kits e equipamentos necessários para a execução dos projetos. Já os municípios responderão pela gestão, manutenção dos espaços e operacionalização das ações.
Paralelamente, a SEASDH tem intensificado o apoio técnico às prefeituras na estruturação de conselhos, câmaras intersetoriais e demais instrumentos de gestão voltados à segurança alimentar e nutricional.
Programa Prato Extra reforça a alimentação escolar
Por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o governo desenvolve o Programa Prato Extra, iniciativa que fortalece a alimentação escolar e contribui para a permanência dos estudantes na rede pública de ensino.
A ação beneficia diariamente mais de 130 mil estudantes da rede estadual, distribuídos em cerca de 610 escolas nos 22 municípios acreanos. As refeições são planejadas por nutricionistas e adaptadas às necessidades de cada faixa etária.
Nas escolas de ensino regular são ofertadas duas refeições por dia. Já nas unidades de tempo integral, os alunos recebem três refeições diárias, fortalecendo o aprendizado, o desenvolvimento nutricional e a permanência na escola.
Banco de Leite Humano salva vidas e fortalece a nutrição infantil
Outra importante frente de atuação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Banco de Leite Humano, responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite materno para recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O serviço é fundamental para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros e de baixo peso, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e para o desenvolvimento saudável das crianças.
Somente em 2025, o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, coletou 568 litros de leite materno. Desse total, 245 litros foram pasteurizados e 516 litros distribuídos para bebês internados na própria maternidade e no Hospital Santa Juliana.
Além da coleta e distribuição, a equipe realiza visitas domiciliares, captação de doadoras, orientação sobre amamentação e acompanhamento das mães lactantes.
Em 2025, o Acre também recebeu R$ 360 mil em investimentos federais para qualificação dos bancos de leite de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a capacidade de coleta, processamento, armazenamento e distribuição do leite humano.
Outras ações de combate à fome
Fortalecimento da Caisan
O governo estadual reativou e fortaleceu a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ampliando a articulação entre diferentes órgãos públicos para o planejamento e execução de políticas integradas.
Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
O Acre iniciou a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan), instrumento estratégico para orientar ações de combate à fome, identificar territórios prioritários e integrar políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
Adesão ao Protocolo Brasil Sem Fome
O Estado aderiu ao Protocolo Brasil Sem Fome, iniciativa que amplia o suporte técnico aos municípios e fortalece o acesso a programas e recursos federais.
Cooperação técnica com municípios
A SEASDH tem promovido agendas de assessoramento e capacitação junto às prefeituras para implantação e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar, elaboração de políticas locais e adesão ao Sisan.
Incentivo às hortas comunitárias
Além da distribuição de refeições, o governo incentiva a produção de hortaliças e alimentos em comunidades, fortalecendo a alimentação saudável e a autonomia das famílias beneficiadas.
Assistência em situações de emergência
Durante enchentes e alagações, o Estado coordena campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, água e itens essenciais para famílias atingidas.
Ampliação da rede de equipamentos públicos
Entre as metas do governo estão a implantação de restaurantes populares, a expansão das cozinhas comunitárias e o fortalecimento da rede de equipamentos públicos voltados à garantia do direito humano à alimentação adequada.
Com ações que vão da produção rural à alimentação escolar, passando pela assistência social e pela saúde, o governo do Acre consolida uma rede de proteção voltada à promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a redução da fome e das desigualdades em todo o estado.
Aliado 4Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
4 manifestações de deputados, vereadores e coordenadores destacando o Dia Mundial do Meio Ambiente, com foco em biodiversidade, recuperação de áreas degradadas (lixão de Jardim Gramacho via INC 930/2023) e segurança alimentar como agendas convergentes.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 3 (75%)
🎪 Evento: 1 (25%)
PERFIL
›PARTIDO
PT
2
MDB
1
PDT
1
›ESTADO
MG
1
PA
1
PE
1
RJ
1
›ESFERA
Legislativo Estadual
1
Legislativo Federal
1
Legislativo Local
1
Sociedade Civil
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
José OeirasPerfil Prysmo ↗
Coordenador(a) · PT · PA
Aliado
›
José OeirasPerfil Prysmo ↗
Coordenador(a) · PT · PA
📱 Rede social
O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE não é apenas uma data a ser lembrado anualmente, é um momento de reflexão, de afirmação com o compromisso com a vida do planeta Terra, da luta pela proteção da biodiversidade. A crise climática, com os eventos extremos como a seca e inundações afetam a produção de alimentos a aumenta a insegurança alimentar atingindo as populações mais vulneráveis. No Brasil, setores parlamentares de direita e ultradireita entreguista continuam a aprovar leis contra o meio ambiente no Congresso Nacional como os PL DA DEVASTAÇÃO, PL 2486/2026, que reduziu mais de 30% da Floresta Nacional do Jamaxim, aqui no Estado do Pará e o PL que permite a mineração das “terras raras”. A Ação da Cidadania – Comitê Pará repudia essas mudanças na legislação ambiental que estão na contramão dos acordos assumidos pelo Governo Brasileiro e do futuro do planeta no pós-COP 30 e reafirma sua missão pela implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como o combate à fome e as desigualdades sociais!
Whelton Pimentel de FreitasPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PT · MG
Aliado
›
Whelton Pimentel de FreitasPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PT · MG
🎪 Evento
Afirmou que o meio ambiente está profundamente degradado em função da atuação de agentes que transformaram a alimentação em um negócio. Destacou a importância de considerar as agendas ambiental e de segurança alimentar na escolha de nossos representantes nas eleições de outubro. Afirmou ainda que a pauta do regime 6x1 é extremamente relevante para garantir a segurança alimentar da população.
Marcos Paulo Barbosa TavaresPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PDT · RJ
Aliado
›
Marcos Paulo Barbosa TavaresPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PDT · RJ
📱 Rede social
Transformar o antigo lixão de Jardim Gramacho em um Parque Natural Municipal não é apenas um projeto ambiental, é uma reparação histórica com a Baixada Fluminense. Como autor da Indicação INC 930/2023, estou lutando diretamente junto ao Ministério do Meio Ambiente pela liberação dos recursos necessários para tirar essa iniciativa do papel. Nosso objetivo é claro e inegociável: promover a recuperação ecológica de uma área que sofreu por décadas, fomentar a educação ambiental e proteger a nossa biodiversidade local. Infelizmente a prefeitura é omissa, não cadastra projetos, não entra com sua parcela, já coloquei nossa emenda parlamentar com contribuição. Duque de Caxias merece deixar o passado de degradação para trás e respirar um futuro de sustentabilidade, dignidade e respeito à vida!
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
Aliado
›
Samuel Rodrigues dos Santos SalazarPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
📱 Rede social
Cuidar do meio ambiente também é uma das nossas lutas. 👊🏼 É defender a limpeza dos canais, combater o descarte irregular de lixo, instalar lixeiras nas comunidades, proteger as encostas e investir em prevenção para salvar vidas!
Aliado 4Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
4 manifestações puxadas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente: o deputado estadual Eduardo Salles (PV/BA) cobrou a Embasa pelo saneamento das nascentes do rio Paraguaçu; o governador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) entregou a Barragem do Rio Piraquê-Açu; e o deputado federal Pedro Campos (PSB/PE) defendeu a obra do Eixo Norte do Cinturão das Águas do Ceará.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 4 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
MDB
1
PSB
1
PSDB
1
PV
1
›ESTADO
PE
2
BA
1
ES
1
›ESFERA
Executivo Estadual
1
Legislativo Estadual
1
Legislativo Federal
1
Legislativo Local
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Eduardo Seixas de SallesPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PV · BA
Aliado
›
Eduardo Seixas de SallesPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Estadual · PV · BA
📱 Rede social
EMBASA ERRA AO NÃO PRIORIZAR A EXECUÇÃO DOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NAS NASCENTES DO RIO PARAGUAÇU, NA CHAPADA DIAMANTINA - Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, venho, por meio das minhas redes sociais, solicitar a sensibilidade do presidente da Embasa para a bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, a mais importante do estado em relação ao abastecimento humano de Salvador, região metropolitana e outras dezenas de municípios ao longo do seu trajeto. Há tempos, durante diversas audiências em que participei, tenho alertado ao presidente da concessionária, Gildeone Santos, sobre a urgência na implantação do sistema de esgotamento sanitário nas nascentes deste importante rio na Chapada Diamantina, especialmente nos municípios de Ibicoara, Barra da Estiva, Mucugê, Andarai, Itaetê e Marcionílio Souza, que atualmente jogam seus dejetos nos afluentes das importantes bacias hidrográficas do Paraguaçu e de Contas. O paraguaçu atravessa 20 municípios nos seus cerca de 600 quilômetros de extensão desde sua nascente até desaguar no Baia de Todos os Santos. Segundo a presidência da EMBASA, a previsão é que a recuperação de nascentes e de implantação do esgotamento sanitário ocorra apenas a partir de 2027 até 2033. Uma insensibilidade sem tamanho e pouca noção de urgência com o rio Paraguaçu, responsável pelo abastecimento de 60% da Região Metropolitana de Salvador e que tem três importantes barragens ao longo do seu curso. Conversarei com o governador Jerônimo Rodrigues sobre o assunto porque sei que ele conhece, é sensível à questão e pode determinar a celeridade à execução dos sistemas de esgotamento sanitário nesses municípios. Também vou propor na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo a convocação do presidente da EMBASA para ele esclarecer ao Legislativo o porquê de não começar, o mais rápido possível, a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Itaetê, Andaraí e Marcionílio Souza.
Pedro Henrique de Andrade Lima Carneiro CamposPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PSB · PE
Aliado
›
Pedro Henrique de Andrade Lima Carneiro CamposPerfil Prysmo ↗
Deputado(a) Federal · PSB · PE
📱 Rede social
Isso não é uma cascata, é um vertedouro. E ele só sangra se a barragem tiver totalmente cheia. Sabe por que ela não está cheia? Porque a água da barragem do Jati está seguindo normalmente para milhões de pessoas pelo Cinturão das Águas do Ceará e para o restante do Eixo Norte.
Fabiano FerrazPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
Aliado
›
Fabiano FerrazPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · MDB · Recife · PE
📱 Rede social
🌱 Pequenas atitudes nos ajudam a construir uma cidade mais sustentável. No Dia Mundial do Meio Ambiente reforço a minha luta para que o Recife preserve os seus recursos naturais, por isso cobro que tanto o Poder Público quanto a população façam a sua parte. A preservação das áreas verdes, dos recursos hídricos e o descarte correto de resíduos fazem uma grande diferença. Um exemplo do nosso trabalho é a luta constante pela limpeza do Riacho Camaragibe, em Nova Morada, assim como dos outros rios do Recife. Que esta data sirva de reflexão e inspiração para que o respeito à natureza esteja presente em nossas ações todos os dias. 🌎💚 #VereadorFabianoFerraz #FabianoFerraz #DiaDoMeioAmbiente #Sustentabilidade #Recife
Ricardo de Rezende FerraçoPerfil Prysmo ↗
Governador(a) · PSDB · ES
Aliado
›
Ricardo de Rezende FerraçoPerfil Prysmo ↗
Governador(a) · PSDB · ES
📱 Rede social
Segurança hídrica tem nome: planejamento. Hoje foi entregue a Barragem do Rio Piraquê-Açu, a maior obra hídrica da história de Aracruz. Um bilhão de litros de água para reforçar o abastecimento, enfrentar períodos de seca e dar mais tranquilidade às famílias. https://t.co/NjZzETtmPj
Aliado 3Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
3 manifestações de presidentes setoriais (Abiplast, Abre) e do secretário Adalberto Maluf (PV), defendendo circularidade de embalagens, ferramentas globais como o plano NOW (No Organic Waste) lançado na COP30 e remuneração justa a cooperativas de catadores.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 2 (67%)
📰 Notícia: 1 (33%)
PERFIL
›ESTADO
SP
1
›ESFERA
Sociedade Civil
2
Executivo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
José Ricardo Roriz CoelhoPerfil Prysmo ↗
Presidente
Aliado
›
José Ricardo Roriz CoelhoPerfil Prysmo ↗
Presidente
📱 Rede social
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data essencial para debater a conscientização ecológica e trazer luz ao papel determinante dos materiais na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. No agronegócio, por exemplo, o plástico está presente em sistemas de irrigação, armazenamento, proteção de cultivos e logística. Essas aplicações contribuem para aumentar a produtividade, reduzir perdas, otimizar o uso da água e ampliar a eficiência no campo, ganhos que se alinham diretamente aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à segurança alimentar, gestão eficiente dos recursos naturais e produção responsável. O desafio ambiental está em garantir que os materiais sejam usados de forma eficiente ao longo de todo o seu ciclo de vida, com soluções que reduzam desperdícios e ampliem o aproveitamento dos recursos. Por isso, a agenda da circularidade é tão relevante. Ela permite conciliar desenvolvimento econômico, competitividade e sustentabilidade, ampliando o aproveitamento dos recursos e reduzindo desperdícios ao longo de toda a cadeia produtiva. Construir soluções ambientais exige inovação, tecnologia e uma visão ampla sobre os desafios do presente e do futuro.
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
Aliado
›
Roberto RochaPerfil Prysmo ↗
Presidente · SP
📱 Rede social
UM CHAMADO À REFLEXÃO E À AÇÃO “É preciso olhar melhor para quem cuida do planeta com as próprias mãos. A Ancat defende políticas públicas que fortaleçam a reciclagem com a participação dos Catadores, ampliem a contratação de Cooperativas e Catadores autônomos, garantam remuneração justa pelos materiais recicláveis, valorizem a educação ambiental e assegurem o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU). Também é fundamental ampliar o uso de conteúdo reciclado nas embalagens e fortalecer a valorização econômica dos materiais recicláveis, impulsionando a economia circular e a geração de trabalho e renda no Brasil. As questões tributárias e os desafios enfrentados pelo mercado de recicláveis impactam diretamente a geração de trabalho e renda de milhares de Catadores e Catadoras. Por isso, é necessário construir soluções que estimulem a economia circular, fortaleçam a reciclagem popular e reconheçam o papel estratégico da nossa categoria. Em meio aos desafios ambientais e climáticos que o mundo enfrenta, seguimos trabalhando todos os dias pela preservação do meio ambiente, pela inclusão social e por um futuro mais sustentável para todos.”
Felipe Fernandes QueirozPerfil Prysmo ↗
Secretário(a)
Aliado
›
Felipe Fernandes QueirozPerfil Prysmo ↗
Secretário(a)
📰 Notícia
Celebrado nesta sexta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a importância de ações concretas para a construção de um futuro mais sustentável. No setor de transportes, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) ressalta que esse compromisso passa pela adoção de medidas que conciliam desenvolvimento econômico, eficiência logística e responsabilidade socioambiental. Nesse contexto, a Agência tem incorporado critérios de sustentabilidade e práticas ESG aos contratos de concessão, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, o fortalecimento da resiliência da infraestrutura e a promoção de uma mobilidade mais sustentável em todo o país. A incorporação surgiu a partir da percepção de que a infraestrutura de transportes precisa responder aos desafios contemporâneos relacionados às mudanças climáticas, à resiliência da infraestrutura, à redução das emissões do gás carbônico e à promoção do desenvolvimento sustentável. De acordo com o diretor da ANTT e entusiasta do tema, Felipe Queiroz, ressalta que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma pauta complementar e passou a ocupar um papel estratégico na regulação da infraestrutura de transportes. "A ANTT tem trabalhado para incorporar critérios ESG de forma cada vez mais estruturada aos contratos de concessão e aos instrumentos regulatórios, buscando conciliar desenvolvimento econômico, segurança jurídica, atração de investimentos e responsabilidade socioambiental. Nosso objetivo é construir uma infraestrutura mais resiliente, eficiente e preparada para os desafios do futuro", destaca o diretor. Infraestrutura Sustentável Entre as principais iniciativas da Agência voltadas à promoção da sustentabilidade, destacam-se o Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura (PSI), instituído pela Resolução ANTT n 6.057/2024, que estabelece diretrizes para a incorporação de práticas ESG nos empreendimentos regulados, e o Sandbox Regulatório, criado para incentivar a experimentação de soluções inovadoras e sustentáveis no setor de transportes terrestres. A incorporação dessas questões aos contratos e à regulação do setor tem como importância a criação de incentivos concretos para que as concessionárias avancem em temas como descarbonização, eficiência energética, gestão de riscos climáticos, proteção da biodiversidade, segurança das comunidades afetadas e fortalecimento da governança socioambiental. Conforme estudos realizados em conjunto pela Superintendência de Infraestrutura Rodoviária (SUROD), pela Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER) e pela Superintendência de Concessão da Infraestrutura (SUCON), foi identificado um potencial de R$ 16,5 bilhões em investimentos voltados à sustentabilidade nos próximos anos. De acordo com a superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT, Cyntia Ruas, o Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura (PSI) representa um marco essencial. "O Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura representa um avanço importante na forma como a regulação pode induzir boas práticas socioambientais no setor de transportes. Mais do que estabelecer exigências, buscamos criar incentivos para que as concessionárias incorporem sustentabilidade, inovação e gestão climática às suas estratégias e operações, fortalecendo a qualidade e a resiliência da infraestrutura brasileira", destaca a superintendente. A atuação da ANTT, busca construir um ambiente regulatório capaz de alinhar segurança jurídica, inovação, sustentabilidade e atração de investimentos, contribuindo para uma infraestrutura de transportes mais resiliente, eficiente e preparada para o futuro. Para conhecer esta e outras iniciativas de sustentabilidade da ANTT, acesse o Portal de Sustentabilidade da Agência: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/Sustentabilidade Coordenação-Geral de Comunicação - ANTTSala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias Instagram Twitter Facebook YouTube LinkedIn
Aliado 2Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
2 manifestações sobre a Zona Franca de Manaus: o senador Eduardo Braga (MDB/AM) e o superintendente Leopoldo Montenegro defenderam investimentos, a BR-319 e o modelo industrial como geradores de emprego.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 2 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
MDB
1
›ESTADO
AM
1
›ESFERA
Executivo Federal
1
Legislativo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Leopoldo Augusto Melo Montenegro JuniorPerfil Prysmo ↗
Superintendente
Aliado
›
Leopoldo Augusto Melo Montenegro JuniorPerfil Prysmo ↗
Superintendente
📱 Rede social
🇧🇷⚽ Seleção Brasileira e Zona Franca de Manaus têm a mesma essência: representar o melhor do Brasil. A Seleção leva nosso talento aos gramados do mundo. A ZFM leva nossa indústria, inovação e capacidade produtiva aos mercados globais. Ambas geram orgulho nacional, unem pessoas em torno de um objetivo comum e mostram que, com trabalho, estratégia e perseverança, o Brasil pode competir entre os melhores. Na torcida pela Seleção. Na defesa da Zona Franca. Sempre pelo Brasil. 🇧🇷🌿 #Brasil #SelecaoBrasileira #CopaDoMundo #ZFM #ZonaFrancaDeManaus Suframa Amazonia Industria OrgulhoDoBrasil Manaus Desenvolvimento Inovacao EmpregoERend
Carlos Eduardo de Souza BragaPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · MDB · AM
Aliado
›
Carlos Eduardo de Souza BragaPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · MDB · AM
📱 Rede social
A defesa da BR-319, da Zona Franca de Manaus e dos investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento continuará sendo prioridade do nosso mandato. Seguimos trabalhando e dialogando para ampliar oportunidades e melhorar a vida dos amazonenses.
Aliado 1Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única do vereador Felipe Sandri Schafer (PP/AC) sobre a Lei Municipal 2.674/2026, que fortalece a alimentação saudável no ambiente escolar de Rio Branco.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 1 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
PP
1
›ESTADO
AC
1
›ESFERA
Legislativo Local
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Felipe Sandri SchaferPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PP · Rio Branco · AC
Aliado
›
Felipe Sandri SchaferPerfil Prysmo ↗
Vereador(a) · PP · Rio Branco · AC
📱 Rede social
Garantir segurança alimentar é muito mais do que garantir comida na mesa. É garantir acesso a alimentos de qualidade, informação e hábitos saudáveis desde a infância.🍽️✅ Foi pensando nisso que nasceu a Lei Municipal nº 2.674/2026, que fortalece a alimentação saudável no ambiente escolar e ajuda a construir uma relação mais consciente das nossas crianças com aquilo que elas consomem todos os dias. Neste Dia Mundial da Segurança Alimentar, reforçamos uma convicção simples: cuidar da alimentação das nossas crianças é cuidar do futuro de Rio Branco.🤝🏻
Aliado 1Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única do superintendente Leopoldo Montenegro associando Zona Franca de Manaus e seleção brasileira como símbolos de capacidade produtiva e orgulho nacional.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 1 (100%)
PERFIL
›ESFERA
Executivo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Leopoldo Augusto Melo Montenegro JuniorPerfil Prysmo ↗
Superintendente
Aliado
›
Leopoldo Augusto Melo Montenegro JuniorPerfil Prysmo ↗
Superintendente
📱 Rede social
🇧🇷⚽ Seleção Brasileira e Zona Franca de Manaus têm a mesma essência: representar o melhor do Brasil. A Seleção leva nosso talento aos gramados do mundo. A ZFM leva nossa indústria, inovação e capacidade produtiva aos mercados globais. Ambas geram orgulho nacional, unem pessoas em torno de um objetivo comum e mostram que, com trabalho, estratégia e perseverança, o Brasil pode competir entre os melhores. Na torcida pela Seleção. Na defesa da Zona Franca. Sempre pelo Brasil. 🇧🇷🌿 #Brasil #SelecaoBrasileira #CopaDoMundo #ZFM #ZonaFrancaDeManaus Suframa Amazonia Industria OrgulhoDoBrasil Manaus Desenvolvimento Inovacao EmpregoERend
Aliado 1Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única do secretário Adalberto Maluf (PV) sobre o Plano NOW (No Organic Waste) apresentado no Fórum Global de Resíduo Zero a caminho da COP31.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 1 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
PV
1
›ESFERA
Executivo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Adalberto Felicio Maluf FilhoPerfil Prysmo ↗
Secretário(a) · PV
Aliado
›
Adalberto Felicio Maluf FilhoPerfil Prysmo ↗
Secretário(a) · PV
📱 Rede social
No Fórum Global de Resíduo Zero (Zero Waste Fórum: road to Antalya) a caminho da COP31, apresentamos o Plano de aceleração NOW (No organic Waste) lançado na COP30 em Belém, que reúne mais de 10 iniciativas globais para redução do desperdício de alimentos, promoção de bancos de alimentos, apoio a municípios para compostagem e triagem de resíduos, inserção de cooperativas de catadores com remuneração justa (FairTon), geração de biogás e captura de metano, entre outras ações. O plano é coordenado pela CCAC, a Coalização Clima e Ar Limpo, co-presidida pelo Brasil, e já viabilizou mais de US$ 30 milhões para apoio a projetos pelo mundo. No Brasil, 8 cidades recebem apoio via LOW (Lowering Organic Waste) com apoio da C40, GMH e MMA. Cerca de 50 milhões de pessoas já se beneficiam dos bancos de alimentos pelo mundo, uma agenda muito importante à agenda de mitigação climática. E a iniciativa FairTon, liderada pela Aliança Internacional de Catadores (IAWP) presidida por Severino, vai criar ferramentas para ajudar cooperativas a entender seu real impacto ambiental e viabilizar créditos de carbono para o setor. Muitas outras ações estão reunidas no Plano, escolhido pela COP31 como um dos prioritários dentro da agenda de implementação de Marrakech. #COP30 #COP31 #CCAC
Aliado 1Alto risco 0Base de apoio 0Baixo risco 0Neutro 0
Manifestação única do senador Eduardo Braga (MDB/AM) em defesa da BR-319 e dos investimentos logísticos para a Amazônia.
FONTES DAS MANIFESTAÇÕES
📱 Rede social: 1 (100%)
PERFIL
›PARTIDO
MDB
1
›ESTADO
AM
1
›ESFERA
Legislativo Federal
1
MANIFESTAÇÕES POR STAKEHOLDER
Carlos Eduardo de Souza BragaPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · MDB · AM
Aliado
›
Carlos Eduardo de Souza BragaPerfil Prysmo ↗
Senador(a) · MDB · AM
📱 Rede social
A defesa da BR-319, da Zona Franca de Manaus e dos investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento continuará sendo prioridade do nosso mandato. Seguimos trabalhando e dialogando para ampliar oportunidades e melhorar a vida dos amazonenses.
FEEDBACK
Como foi este alerta?